Com a participação de especialistas da ONU, Prefeitura de São Paulo sedia evento sobre ODS e políticas de apoio à família

Objetivo do encontro foi divulgar resultados de uma pesquisa global sobre o impacto de políticas públicas de apoio à família no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A Prefeitura de São Paulo recebeu representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) para abordar os resultados da pesquisa global “Sustainable Development Goals & Families” desenvolvida pela International Federation for Family Development (IFFD) em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Durante o encontro, os participantes abordaram a importância de políticas públicas de apoio à família para o desenvolvimento sustentável.

Organizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a Family Talks, o evento contou com a presença dos especialistas Dominic Richardson, chefe de políticas econômicas e sociais do Escritório de Pesquisa do Unicef – Innocenti; Ignacio Socías, Diretor de Relações Internacionais da International Federation for Family Development (IFFD); Renata Kaczmarska, porta-voz do Secretariado da ONU para questões de família e Adriana Alvarenga, representante do Unicef Brasil em São Paulo.

A mesa também teve a participação da Secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Maria Giannella, do Secretário Adjunto de Assistência e Desenvolvimento Social, Marcelo Costa Del Bosco Amaral, além do Sr. Rodrigo Massi, que representou a Secretaria de Relações Internacionais na mediação do evento.

“Aqui em São Paulo, a iniciativa é estruturada em torno do fortalecimento da família e dessas políticas públicas, porque as famílias são o espaço natural e privilegiado para garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes para o UNICEF. Mas, elas também precisam de apoio e isso depende da atuação direta com elas”, pontua Adriana. O UNICEF trabalha em parceria com a Prefeitura nas frentes de desenvolvimento infantil, educação, direitos sexuais e reprodutivos (incluindo a área de HIV/Aids) e homicídio entre adolescentes.

“Enquanto Prefeitura, a agenda ODS foi incluída como diretriz por meio de uma lei em 2018. Todas as secretarias têm que focar na questão dos ODS e tê-los como um norte na formulação da política”, completa a Secretária Berenice. “A gestão do Prefeito Bruno Covas tem se preocupado muito com o ser humano”, destaca o Secretário Marcelo.

 

ODS
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. A cidade de São Paulo, a partir da Lei 16.817/2018, adotou a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) como diretriz de políticas públicas em âmbito municipal.