Megacidades latino-americanas debatem gestão e futuro da água no mundo

Evento promovido pela Unesco, na sede da Prefeitura de São Paulo, conta com representantes de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru

As megacidades latino-americanas Bogotá, Buenos Aires, Cidade do México, Rio de Janeiro, São Paulo, Lima e Santiago discutiram, nesta terça-feira (7), os desafios e soluções para os problemas relacionados à gestão da água. A Prefeitura de São Paulo foi a sede do encontro, em que foi realizado o 1º dia da Conferência América Latina: Megacidades, Água e Mudança Climática.
Os operadores das áreas de água e saneamento destas cidades compartilham experiências no tema e tentam, diante das mudanças climáticas da atualidade, criar uma Aliança Regional de Megacidades para a Água e o Clima.
O encontro é promovido pela Sede da UNESCO, pelo Escritório Regional da UNESCO para Ciências na América Latina e Caribe (UNESCO em Montevidéu) e pelo Escritório da UNESCO no Brasil, no âmbito do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO (IHP, na sigla em inglês).
Além do apoio da PMSP, o evento conta com a parceria da organização Governos Locais para a Sustentabilidade (ICLEI), da Associação de Pesquisa e Governos Locais sobre Água (ARCEAU Île-de-France) e do Sindicato Interdepartamental de Saneamento da Região Metropolitana de Paris (SIAAP, na sigla em francês). A Agência Nacional de Águas (ANA) também é uma apoiadora.
No primeiro dia de evento, que é aberto ao público, os participantes discutem os desafios atuais e futuros da mudança climática que impactam a segurança hídrica na região da América Latina e Caribe, os riscos para suas atividades econômicas e estabilidade social, e as possíveis soluções para essas questões. Cada uma das cidades representadas compartilhou a história e dados técnicos de seus sistemas de água e saneamento. Soluções para desafios locais, questões emergentes e formas de planejar e gerir a água no futuro foram assuntos explorados.
Nesta quarta-feira (8) acontece o segundo dia da conferência, que será aberto somente para um grupo restrito de especialistas. Os temas serão o funcionamento da Aliança de Megacidades para a Água e o Clima (MAWAC, na sigla em inglês) e o Termo de Referência para uma aliança regional na América Latina e Caribe. A ideia é que a aliança regional melhore a Cooperação Sul-Sul entre as megacidades latino-americanas e caribenhas, nos campos relacionados a pesquisa, soluções técnicas, educação, informação e políticas públicas relacionadas à gestão hídrica.
A conferência pretende fortalecer o diálogo entre os envolvidos com questões relacionadas à gestão da água e à mudança climática na América Latina e no Caribe, e deve preparar os participantes para a Conferência Internacional da MAWAC (EauMega 2020), que acontecerá na Sede da UNESCO, em Paris (França).


Texto de Secretaria Especial de Comunicação.

 

 

Na ocasião, o Secretário Luiz Alvaro (SRI) representou o Prefeito Bruno Covas, falando sobre o trabalho das cidades da América Latina presentes, que poderão responder de forma conjunta e colaborativa no enfrentamento das mudanças climáticas.
A Prefeitura de São Paulo foi convidada para receber o evento via ICLEI (Associação Global de Governos Locais pela Sustentabilidade, que a cidade é membro desde 2005).