Prefeitura de São Paulo recebe Fundação Ellen MacArthur

Reunião ocorreu na Secretaria de Relações Internacionais e reuniu diversos órgãos municipais para discutir pautas ambientais e de desenvolvimento econômico.

Em 24 de abril, ocorreu a reunião da Prefeitura com a Fundação Ellen MacArthur com o intuito de aproximar a temática da economia circular com as diversas entidades da Prefeitura de São Paulo. A economia circular, defendida pela Fundação, baseia-se em três princípios: eliminar resíduos e poluição, manter produtos e materiais em ciclos de uso e regenerar sistemas naturais
Representando a Prefeitura de São Paulo, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, Secretário de Relações Internacionais, Edson Tomaz Filho, Presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Municipal - AMLURB, Roberto Godoi Carneiro, Chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) e Zoraide de Miranda, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SMDU), receberam Joanne Bootle, Diretora Global de Operações da Fundação Ellen MacArthur, Luisa Santiago, Diretora da Fundação Ellen MacArthur Brasil e Victoria Almeida, Associada da Fundação Ellen MacArthur Brasil.
A reunião foi mais uma ocasião de demonstração do comprometimento da cidade de São Paulo com as temáticas de meio ambiente e desenvolvimento econômica, além de contribuir para a consolidação das relações entre a Prefeitura de São Paulo e a Fundação Ellen MacArthur, que tem se estreitado desde a assinatura do “Compromisso Global da Nova Economia do Plástico”, concretizada no dia 08 de março de 2019.


Fundação Ellen MacArthur

Fundada em 2010 na Inglaterra, pela ex-iatista, Ellen MacArthur, a Fundação tem como missão transformar o ciclo de produção de materiais em um fluxo de economia circular, em parceria com os Estados e engajando a população. A organização atua em três frentes principais: a economia circular do plástico, da moda e dos alimentos, com projetos em diversas cidades.
A Fundação alcançou um importante papel nas discussões internacionais alavancando a pauta do desenvolvimento sustentável e da economia circular na agenda de atores privados, governamentais e no âmbito acadêmico.