São Paulo será sede de evento mundial de combate a alagamentos

Encontro entre cidades será realizado em junho, na UMAPAZ. Objetivo é compartilhar experiências contra enchentes

Enchentes são desafios para a administração pública em praticamente todas as grandes cidades do mundo. Para superá-los de maneira eficiente, uma ferramenta importante é o compartilhamento de experiências e programas de combate a alagamentos, que afetam metrópoles em todas as regiões do planeta. Este ano, diversas cidades tiveram grandes prejuízos em decorrência das chuvas fortes.

Para reverter, ou pelo menos reduzir os problemas causados pelas águas, a cidade de São Paulo será sede do primeiro workshop da Rede de Alagamentos do Grupo C40 de Grandes Cidades para a Liderança Climática. O evento será realizado entre os dias 11 e 13 de junho na UMAPAZ - Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz, Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). Criada há menos de um ano, a Rede de Alagamentos faz parte da C40 Cities, grupo que reúne as maiores cidades do mundo para discutir o papel dos governos locais no combate às mudanças climáticas.

Representantes de pelo menos 15 cidades de todo o mundo estarão presentes no evento, compartilhando experiências locais e resolução de desafios comuns no gerenciamento de enchentes. A ideia é criar o primeiro grupo de discussão sobre inundações urbanas no cenário de mudanças climáticas que afeta todo o planeta. Além de São Paulo, integram a Rede de Alagamentos cidades como Nova York (EUA), Joanesburgo (África do Sul) e Toronto (Canadá).

No evento na capital paulista, cuja organização envolve as secretarias do Verde e Meio Ambiente e Relações Internacionais, serão discutidas questões como medição, monitoramento, respostas e redução de alagamentos, além da governança e gestão holística da água.

 

Texto de: Secretaria Especial de Comunicação (SECOM)