Prefeitura de São Paulo participa do WeGO Seoul Training Program

Fernando de Lucca, da Secretaria de Inovação e Tecnologia, representou a cidade.

De 24 a 31 de março, em Seul – Coreia, aconteceu o WeGO Seoul Training Program, capacitação oferecida pela rede WeGO com foco no tema de cidades inteligentes e sustentáveis. São Paulo foi representada pelo Sr. Fernando de Lucca, Diretor de Governança e Gestão de TIC da Secretaria de Inovação e Tecnologia (SMIT).
O programa da WeGo foi realizado em parceria com o centro de desenvolvimento de recursos humanos de Seul e dedicado exclusivamente às cidades integrantes da rede. As atividades consistiram em palestras e estudos de caso que mostram tendências em smart sustainable cities, além de inovações e novas metodologias baseadas na experiência da cidade de Seul. Na ocasião, cada representante também apresentou as políticas em relação à temática já implementadas em suas localidades. Entre as experiências de São Paulo, Fernando de Lucca falou sobre o Processo Eletrônico (SEI), o Empreenda Fácil, 156, GeoSampa, MobiLab e 011 Lab.
Segundo Fernando, a pauta do programa é totalmente pertinente para a Secretaria de Inovação e Tecnologia (SMIT), que busca encontrar formas de melhorar os serviços públicos paulistanos por meio da tecnologia e como parceira estratégica das demais Secretarias. “A gente implementa iniciativas para elevar a maturidade do uso de tecnologia na Prefeitura, para que as várias entidades e órgãos gerenciem melhor o uso de tecnologia, com melhores contratos, melhores aquisições, com planejamento da sua infraestrutura, com uma política de uso de dados e também apoiando a política de abertura de dados, que hoje é pautada por CGM. Na Coréia pude ver casos concretos, similares a iniciativas que estamos estruturando aqui”, afirma o Diretor da SMIT.

 

WeGo

A rede “World Smart Sustainable Cities Organization” – WeGO, é uma organização internacional que tem como objetivo facilitar a cooperação entre cidades e governos locais para o desenvolvimento sustentável por meio de iniciativas de e-government e Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). A cidade de São Paulo é uma das 50 cidades-membro fundadoras da rede.