Secretário de Relações Internacionais participa do XIII Encontro de Diretores/as de Relações Internacionais da União de Cidades Capitais Ibero-americanas em Madri

Entre os dias 6 e 8 de fevereiro, representantes das áreas de Relações Internacionais de cidades da ibero-américa se reuniram em Madri

O Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, participou do XIII Encontro de Diretores/as de Relações Internacionais e Coordenadores/as da União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), que ocorreu na cidade de Madri, de 6 a 8 de fevereiro. O Encontro reuniu representantes da área de Relações Internacionais de cidades da região ibero-americana para discutir o futuro da organização e aprofundar as relações de cooperação internacional entre as cidades. Participaram do encontro 21 das 29 cidades-membro entre elas Barcelona, Buenos Aires, Lisboa, Rio de Janeiro, Madri, Montevideo e Cidade do México.

A UCCI é uma organização internacional de caráter não-governamental formada pelas capitais e grandes cidades de países da ibero-américa. Ela busca fomentar o desenvolvimento territorial e sustentável a nível local e as relações de cooperação e parceria internacionais. São Paulo integra a rede desde 1989 e já sediou eventos e encontros da organização, além de ter participado de diversos dos seus eventos internacionais e programas de formação e capacitação.

Dentre as pautas do Encontro estavam a aprovação de uma estratégia para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos governos locais, discussão de estratégias para promover projetos e parcerias para cidades e apresentações sobre parcerias com atores do terceiro setor e organizações internacionais. Além destas pautas, também foram discutidos assuntos administrativos e financeiros da rede, assim como foram apresentadas as ações iniciadas no último ano nas áreas de cultura, governança e participação cidadã, igualdade e desenvolvimento social, comunicação e pesquisa.

A participação de São Paulo se demonstrou de alta relevância, colocando em pauta questões como a necessidade de maior envolvimento das cidades luso-falantes na rede e a possibilidade de organização de mais eventos na América Latina, em especial no Brasil.

“A nossa participação neste evento, assim como nossa permanência na UCCI, é fundamental para que a língua portuguesa seja fortalecida dentro da comunidade ibero americana e para que o Brasil, com 3 cidades participantes, e principalmente São Paulo como a maior cidade membro, tenham o devido destaque”, acrescenta o Secretário Luiz Alvaro.