Memorando de Entendimento com a ONU renova cooperação em áreas prioritárias

Renovação do acordo estimula novos projetos, contribui para o desenvolvimento da cidade e aumenta seu protagonismo internacional em políticas públicas


De Secretaria Especial de Comunicação (13/11/2018 às 10:43)

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, assinou nesta terça-feira (13) o Memorando de Entendimento com a Organização das Nações Unidas (ONU) que renova por mais quatro anos a cooperação entre as partes em áreas prioritárias como Saúde, Educação, Segurança, Desenvolvimento Econômico, Gestão Pública, Assistência e Desenvolvimento Social, Inovação, Transparência, Cultura e Sustentabilidade, além de Inclusão Produtiva, Desenvolvimento Urbano Sustentável, Segurança Alimentar e Integração de Migrantes e Refugiados.

Também fazem parte do documento os eixos prioritários do planejamento estratégico do Sistema ONU no país até 2021, como Direitos Humanos, Cultura de Paz e Meio Ambiente, alinhados à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A renovação irá beneficiar São Paulo, estimulando o estabelecimento de novos projetos e parcerias, que irão contribuir para o desenvolvimento da cidade e aumentar seu protagonismo internacional nas mais diversas áreas de políticas públicas. Sempre trabalhando em conjunto com as mais importantes organizações no âmbito mundial.

"Contaremos com a assistência e a interação com a ONU, alinhados com a agenda 2030. Trata-se de um passo importante, que reforça os vínculos desta gestão com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), trazendo mais facilidade para a obtenção de recursos e cooperação por parte das agências especializadas do sistema ONU, além de impulsionar o papel de protagonismo e liderança da Prefeitura de São Paulo nos campos nacional e internacional”, enfatiza o secretário de Relações Internacionais, Affonso Massot

Outras parcerias e atividades

Muitos temas tradicionais de trabalho da ONU abrangem diretamente o objetivo de atuação da Prefeitura de São Paulo. A cidade já desenvolveu parcerias e atividades em conjunto com diversas de suas agências especializadas, fortalecendo as políticas públicas municipais.

Algumas delas ainda vigentes, como o acordo de cooperação entre a Prefeitura de São Paulo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, para implementação da Plataforma dos Centros Urbanos com o propósito de promover os direitos das crianças e dos adolescentes mais afetados pela desigualdade.

Outros exemplos são o Programa Mundial de Alimentos-PMA, para compartilhar experiências brasileiras de segurança alimentar e social, apoio e aprimoramento de projetos locais, e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS – UNAIDS, com o objetivo de auxiliar as políticas municipais para pessoas com HIV.

Destaca-se, ainda, a parceria da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO – com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, com objetivo de proporcionar melhorias na área de TI e no acesso da população à informação na gestão da cidade de São Paulo.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU foram referência para a elaboração do Programa de Metas da Prefeitura Municipal de São Paulo 2017-2020 e, a partir da lei municipal nº 16.817, o município adota oficialmente a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU como diretriz das políticas públicas da cidade.