Prefeitura de São Paulo lança Programa Agentes de Governo Aberto 2018

As oficinas vão acontecer de setembro a dezembro em toda a cidade de São Paulo

De setembro a dezembro, oficinas sobre diversas temáticas de Governo Aberto serão oferecidas gratuitamente para a população da cidade de São Paulo. Os cursos fazem parte do Programa Agentes de Governo Aberto, que está em sua terceira edição em 2018 e selecionou 26 agentes para receberem bolsas para preparar e lecionar, cada um, até 40h de oficinas até dezembro.

As oficinas já agendadas estão disponíveis nesta planilha, que é atualizada diariamente. Elas são teóricas e práticas, destinadas a diversos públicos. Confira também os convites para as formações nas nossas redes sociais (facebook, instagram e twitter)!

  • Encontros Formativos

Até dezembro, os Agentes de Governo Aberto irão participar de quatro encontros formativos (um por mês) para compartilharem conhecimentos sobre Governo Aberto e trocar experiências sobre o programa.

No dia 13 de setembro, aconteceu o 1º encontro formativo do Programa Agentes de Governo Aberto no auditório do 7º andar do Edifício Matarazzo. O encontro foi exclusivo aos agentes, que se apresentaram, conheceram as informações gerais do programa e assinaram os Termos de Compromisso.

O encontro formativo foi inaugurado pelo Embaixador Afonso Massot, Secretário Municipal de Relações Internacionais, por Gustavo Ungaro, Controlador Geral do Município, e por Marinalva Cruz, Secretária Adjunta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.

Durante o encontro, os agentes tiveram a oportunidade de assistir a palestra "como tornar as oficinas do programa mais acessíveis aos diferentes públicos". Confira a apresentação na íntegra feita por Marinalva Cruz.

  • Lançamento do Programa

O lançamento da edição 2018 do Programa Agentes Formadores de Governo Aberto aconteceu no evento Governo Aberto, Transparência e Atendimento ao Cidadão, realizado no dia 18 de setembro, aberto à sociedade civil, no auditório do 7º andar do Edifício Matarazzo. 

O programa foi lançado junto a demais iniciativas da Prefeitura sobre Governo Aberto, com a presença do SecretárioMunicipal de Justiça, Rubens Rizek, o Secretário de Relações Internacionais, Embaixador Affonso Massot, Secretário de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg, Secretária de Direitos Humanos, Berenice Gianella, Secretário de Gestão, César Azevedo e o Controlador Geral do Município de São Paulo, Gustavo Ungaro. Participaram também o Procurador Geral do Município e os Secretários Adjuntos da Fazenda, Educação, Pessoa com Deficiência e Relações Internacionais.

Além do lançamento de novas iniciativas da Prefeitura, houve dois painéis temáticos: Políticas de Defesa do Usuário e o Papel da Ouvidoria, apresentado pela Ouvidora Geral do Município, Maria Lumena Sampaio; Política de Atendimento ao Cidadão, apresentado pela Coordenadora de Atendimento ao Cidadão, da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, Bruna Pizzolato Gonçalves.

Evento Governo Aberto, Transparência e Atendimento ao Cidadão. Foto: CGM.

Acompanhe no site as novidades do Programa Agentes de Governo Aberto 2018. Para mais informações, entre em contato: spabertaoficinas@prefeitura.sp.gov.br