Concluídas as oficinas temáticas de criação do 2° Plano de Ação em Governo Aberto da cidade de São Paulo

As dez oficinas aconteceram de 19/09 a 06/10 nas cinco zonas da cidade

Foram concluídas no sábado, 06 de outubro, as oficinas temáticas territoriais para criação do novo Plano de Ação em Governo Aberto da cidade de São Paulo. Essa foi a segunda etapa do processo de cocriação do Plano, que teve início em agosto, será concluído em novembro de 2018 e terá vigência de 2019 a 2020.

Nesta etapa, foram realizadas dez oficinas, duas para cada um dos seguintes temas:

  • I - Sistema de Informação, Comunicação Participativa e Transparência;
  • II – Descentralização e Desenvolvimento Local;
  • III – Orçamento;
  • IV – Educação;
  • V – Combate à Corrupção.

(Veja o calendário das oficinas aqui)

Os três primeiros temas foram definidos em workshop público realizado em 08 de agosto, no Edifício Martinelli, com a participação de cerca de 60 pessoas, entre representantes do governo e da sociedade civil. Os dois últimos são oriundos de consulta pública online, disponibilizada de 15 a 29 de agosto, que recebeu 274 contribuições.

A consulta pública questionava também quais os desafios existentes na cidade, relacionados a essas temáticas, que podem ser superados através de ações de governo aberto.Confira os resultados da consulta pública.

Com objetivo de criar compromissos para o novo Plano de Ação, as oficinas temáticas tiveram 3 horas de duração, com metodologia que contemplou as contribuições da sociedade civil feitas via consulta pública e via workshop. Começaram com atividade em grupos que mesclavam membros do governo e da sociedade civil para que trocassem informações sobre governo aberto. Em seguida, na etapa denominada “priorização de desafios”, se debruçavam sobre os desafios relacionados ao tema em questão, a fim de se pensar em possíveis soluções para resolvê-los. Após esse momento, o trabalho de cada grupo era redigir uma proposta de compromisso que daria cabo de solucionar e/ou atenuar o(s) problema(s) identificado(s).

De cada oficina, saíram duas propostas de compromissos. As dez oficinas contaram com 93 participantes, sendo que alguns estiveram em dois ou mais eventos, gerando 155 participações no total. As oficinas resultaram em vinte propostas (quatro por tema), que podem ser acessadas aqui.

 

As vinte propostas farão parte de uma nova consulta pública online, na qual população poderá eleger um compromisso por tema. Depois, os compromissos eleitos passarão ainda por discussão e análise dos setores de governo e sociedade civil envolvidos em sua execução para delimitação de etapas, prazos, responsáveis e indicadores. Estas informações irão compor o 2º Plano de Ação em Governo Aberto.

Saiba mais em: Plano de Ação em Governo Aberto