Segundo Plano de Ação de Governo Aberto já tem seus três primeiros temas definidos

Sociedade civil e governo participaram do workshop de co-criação do dia 08/08/2018

Aconteceu no dia 08 de agosto de 2018 o workshop de co-criação do próximo Plano de Ação de Governo Aberto da Cidade de São Paulo, que terá vigência de 2018 a 2020. O segundo Plano será composto por cinco áreas temáticas. Três delas foram definidas na dinâmica, que aconteceu no 15º andar do Edifício Martinelli, com atividades conjuntas entre governo e sociedade civil.

Participaram das atividades o Secretário Municipal de Relações Internacionais, Embaixador Affonso Massot, o Controlador Geral do Município, Gustavo Ungaro, o Secretário Municipal de Gestão, Sérgio Avelleda e a Secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Inovação, Marianna Sampaio. Estes deram início às atividades a serem desenvolvidas junto a servidores públicos de 10 órgãos da Prefeitura Municipal (São Paulo Aberta-SMRI, SMIT, COPI-CGM, SMG, SMDP, SMS, SEME, TCMSP, SMUL, PRODAM), entidades que fazem parte do Fórum de Gestão Compartilhada (Rede pela Transparência e Participação Social, WRI Brasil, Projetos Integrados e Desenvolvimento Sustentável, Movimento Cultural das Periferias, Instituto Update, Arranjo Socioambiental, FECAP e ex bolsista do programa Agente Formador de Governo Aberto), Conselheiros Participativos e membros da sociedade civil.


Das 10h às 17h, os presentes participaram de diversas etapas de co-criação e ao fim do workshop definiram três dos cinco temas que guiarão o novo Plano de Ação de Governo Aberto:

  • Orçamento
  • Descentralização e Desenvolvimento Local
  • Sistema de Informação, Comunicação Participativa e Transparência*

*Durante as dinâmicas realizadas no dia, dois nomes foram sugeridos para esse tema: "Sistema de Informação e Comunicação" e "Comunicação Participativa e Transparência", conforme a imagem abaixo. Em reunião realizada no dia 14/08/2018 pelo Fórum de Gestão Compartilhada, decidiu-se por unir os dois nomes, contemplando ambas as propostas.


A sociedade civil decidirá por meio de consulta pública outros dois temas que irão compor o 2º Plano de Ação de Governo Aberto de São Paulo.

O workshop do dia 08 e todo o processo de co-criação do Plano são conduzidos pelo Fórum de Gestão Compartilhada, que na atual composição reúne 17 membros da sociedade civil e do governo para a construção coletiva dos Planos de Ação de Governo Aberto do Município.

 

Mais informações sobre a atividade no link: Ata da atividade