Delegação de São Paulo visita Expo Xangai e Parque Expo

Objetivo é obter subsídios para candidatura da capital paulista à Expo 2020


Uma delegação de São Paulo visitou entre os dias 13 e 19 a Expo Xangai 2010, na China, e o Parque Expo 98, na cidade de Lisboa, em Portugal. O objetivo da visita é conhecer de perto como a exposição é organizada, buscar troca de experiências, boas práticas e cooperação. Todos os dados obtidos pela delegação, coordenada pelo secretário-adjunto de Relações Internacionais servirão de subsídios para a candidatura de São Paulo à Expo 2020. São Paulo e Xangai são cidades-irmãs e ambas tem trabalhado para fortalecer os laços e ampliar o intercâmbio em diversos setores.

A participação na Expo 2010 faz parte de um plano estratégico de inserção de São Paulo como "Cidade Global". Este projeto culmina com a candidatura para sediar a Expo 2020. Trata-se de uma proposta ambiciosa, cuja viabilização passa pela consolidação de parcerias em todas as áreas.

Aberta em 1º de maio, a Expo Xangai 2010, vai até o dia 31 outubro. Esta é a primeira vez na história que cidades participam de uma exposição universal. Foram selecionadas 55 cidades, entre as 188 que se candidataram. São Paulo ficou em quarto lugar com o projeto Cidade Limpa como tema central. Com aproximadamente 400 m², o pavilhão de São Paulo está localizado na Área de Melhores Práticas Urbanas (Urban Best Practices Area - UBPA) da Expo e já recebeu mais de 450 mil visitantes.

A coordenação da candidatura de São Paulo à Expo 2020 é da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI). As candidaturas para a Expo Universal de 2020 devem ser apresentadas a partir de 2011. Quando a primeira cidade apresentar o dossiê, as demais têm um prazo de seis meses para dar entrada no processo junto ao Bureau Internacional das Exposições (BIE), responsável pela análise dos dossiês e escolha da cidade-sede.

Saiba mais sobre Xangai

A reurbanização completa da cidade começou na década de 1990. Para sediar a Expo, investiu muito em transporte urbano, principalmente em metrô, o que gerou renda e emprego. Em 2007, a cidade tinha 240 quilômetros de metrô. A malha metroviária quase dobrou e, neste ano alcançou 420 quilômetros. A cidade tem 13 metros quadrados por pessoa de área verde, dois rodoanéis com até 40% do movimento diário. Cerca de seis milhões de pessoas por dia utilizam transporte público, o controle da circulação de veículos é feito por leilão do lote pré-estabelecido de 8.000 novas placas por mês o que representa 50% do valor do veículo.

Saiba mais: www.saopaulonaexpo.com.br