São Paulo tem mais cinco ecopontos

Meta é chegar a 96 unidades até 2012

São Paulo sustentável. A cidade, que foi a primeira a ter uma política municipal de mudanças climáticas no País, dá continuidade ao projeto de implantação de ecopontos. Seguindo a tendência internacional, nesta semana, mais cinco ecopontos foram instalados nos bairros da Casa Verde, Guaianases e Penha.

Ao todo,  já são 37 ecopontos e, até o final deste ano, serão mais 11. A meta é chegar a 96 unidades até 2012, um em cada distrito. Os novos cinco ecopontos terão capacidade para recolher 100 toneladas de entulho, além dos resíduos volumosos. Os ecopontos são uma importante opção para a população descartar entulho corretamente. De janeiro até o mês de julho foram entregues nos ecopontos em funcionamento mais de 57.443 m³ de material inservível (móveis velhos, podas de árvores, madeiras, recicláveis e resíduos de construção civil).

As próximas unidades estão previstas para serem instaladas em Santo Amaro, Vila Prudente, Lapa, Sé, Jaçanã, Pirituba e Jabaquara. A entrega de todo material nos ecopontos ocorre de forma voluntária. Cada morador pode levar até um metro cúbico de entulho (tijolos, cimentos, restos de azulejos, etc), poda de árvores, madeira, móveis velhos, e material reciclável. Esse volume corresponde a uma caixa d'água de mil litros ou à 25% de uma caçamba. Esta é mais uma ação da Prefeitura de São Paulo em benefício da população e do meio ambiente.

Fonte: SECOM / SVMA / SS