Deu na Imprensa - São Paulo recebe adesões para sediar Expo 2020 e já prepara sua candidatura oficial

Portal Expo 2010 Brasil - 30/08/2010

São Paulo é a cidade brasileira candidata a sediar a Exposição Universal de 2020. No mês de agosto ela recebeu apoio de representantes dos setores público e privado. A última adesão foi da Prefeitura do Rio de Janeiro.As candidaturas para a Expo Mundial devem ser apresentadas a partir de janeiro de 2011. Quando a primeira cidade apresentar o dossiê, as demais têm apenas seis meses para dar entrada no processo junto ao Bureau Internacional das Exposições (BIE), com sede em Paris.

Dentre as cidades que pretendem se candidatar estão São Francisco e Nova York, nos Estados Unidos; Dubai (Emirados Árabes); Cairo (Egito), Bangkok (Tailândia) e Ismir (Turquia), que perdeu a candidatura para Milão (Itália), que abrigara a Expo em 2015.Em carta enviada ao prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes afirmou que a realização de uma Exposição Universal representa oportunidade para exibir a vitalidade econômica do País e deixará relevante legado econômico, social e cultural para a cidade e para o Brasil. O prefeito afirma que, além do apoio, o Rio de Janeiro está disposto a colaborar no processo de candidatura.

O consultor internacional, Paolo Glisenti, responsável pela vitoriosa candidatura de Milão à Expo 2015, fez uma palestra na sede da Prefeitura de São Paulo para falar sobre os desafios e legados de uma exposição universal. "É um grande investimento no capital humano. Uma Expo Mundial cria condições para a capacitação, a inclusão social e o desenvolvimento da cidade e do país que a sedia”.
As adesões em torno da candidatura já contam com nomes como o Governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral e de entidades como Federação Internacional das Profissões Imobiliárias (Fiabci), Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Sindicato do Setor Imobiliário (Secovi-SP), São Paulo Convention Bureau e o Sebrae-SP. A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB) e a Prefeitura de São Paulo firmaram um termo de cooperação técnica para realizar estudos de viabilidade que subsidiem a candidatura.

O local para a Expo poderá ser Pirituba, na zona norte, onde será construído o futuro centro de convenções, feiras e eventos. A próxima etapa será definir o tema.O Brasil está na rota de realização de grandes eventos mundiais como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Somar a estas conquistas uma Exposição Mundial enriquecerá as possibilidades de atração de investimentos em função das intervenções que se desencadeiam nas cidades que as sediam.

Expo Universais e sua história

As exposições mundiais (universais) acontecem desde 1851, quando houve a Grande Exposição Universal de Londres, a primeira em formato similar ao modelo atual. O Palácio de Cristal construído para aquela exposição mostrou novos conceitos e tecnologia de pré-fabricação. A construção, em ferro fundido e vidro foi um marco no desenvolvimento tecnológico da construção civil mundial.

Atualmente, as exposições universais são organizadas pelo Bureau International des Expositions - BIE, organização internacional com sede em Paris. Acontecem de 5 em 5 anos, com temas que procuram mostrar as experiências e as realizações de um determinado período. Quanto à infraestrutura, difere-se das demais exposições porque os pavilhões são projetados e construídos exclusivamente para o evento, e existe a competição entre as nações e instituições para que os seus projetos sejam os mais notados e visitados.

Um dos eventos mais conhecidos foi a Exposição Universal de Paris de 1889, na qual foi inaugurada a Torre Eiffel, comemorativa do primeiro centenário da Revolução Francesa. As exposições universais marcam espaços onde se cria uma atmosfera de compreensão mútua e amizade entre povos de diferentes culturas, muitas vezes conflitantes. Os países sedes da Exposição se comprometem em receber harmoniosamente os expositores e visitantes de todas as partes do mundo.

As últimos quatro cidades sedes da Expo Universal foram: Expo Sevilha, Espanha -1992 com o tema "A Idade da Descoberta", Expo Lisboa, Portugal -1998; “denominada Os Oceanos, um Património para o Futuro" , Expo Hanover, Alemanha -2000 "A Humanidade-Natureza-Tecnologia - um novo mundo a surgir"; Expo Aichi , Japão -2005 "Sabedoria da Natureza".

Fonte: Portal Expo 2010 Brasil - 30/08/2010