São Paulo na Copa de 2014

Construção do estádio em dá o pontapé inicial para a cidade sediar jogos

A visita do prefeito e do governador de São Paulo na manhã desta segunda-feira, dia 30, deu o sinal verde para a construção do estádio do Sport Club Corinthians Paulista, em Itaquera. A nova arena é a opção da cidade para pleitear junto à Fifa a partida de abertura da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.

"O dia de hoje é um marco para a história do futebol, da cidade e do Corinthians. É o primeiro passo de um projeto importantíssimo. Queria cumprimentar o clube pela iniciativa. É um presente de aniversário merecido que o Corinthians ganha", destacou o prefeito em alusão aos 100 anos da agremiação do Parque São Jorge, que serão completados nesta quarta-feira, dia 1º.

Durante a visita, eles tiveram a companhia do presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, e do presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Marco Polo Del Nero. Eles sobrevoaram a área destinada para a instalação do estádio - um terreno de 197.095 m² que foi cedido pela Prefeitura ao Corinthians por meio da lei municipal 10.622, de 9 de setembro de 1988.

"Esse terreno foi doado num modelo de cessão de uso por 90 anos. O Corinthians, nos prazos definidos nessa concessão, não cumpriu algumas contrapartidas. O Ministério Público, acertadamente, demandou à Prefeitura e ao Corinthians para que essa questão fosse resolvida", apontou o prefeito, que anunciou que tentará firmar um Termo de Ajuste de Compromisso (TAC) para dar seqüência ao processo da construção do estádio.

O termo expressa a intenção do prefeito de realizar o que estiver no alcance do Poder Público para viabilizar as obras do estádio. "A Copa do Mundo, como o próprio nome diz, é mundial e será realizada no Brasil. E a cidade de São Paulo terá a honra de sediar o jogo de abertura. É evidente que vamos fazer tudo de acordo com a lei, de acordo com o Ministério Público e com todos os órgãos envolvidos nessa questão".

Pólo Institucional Itaquera
 

Para dar sustentação na infra-estrutura do entorno do futuro estádio corintiano, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano mencionou a instalação do Pólo Institucional de Itaquera. "No Pólo, vários equipamentos focados na área da formação técnica já estão sendo implementados. Por exemplo, estão em construção uma Etec e uma Fatec, a incubadora no Parque Tecnológico, e a própria rodoviária satélite. Ou seja, um conjunto de equipamentos que complementam o projeto do estádio", observou.

Já o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho ressaltou que hotéis, restaurantes e empresas ligadas à área de serviços terão incentivos fiscais para se fixarem na região do estádio. "Temos um projeto de desenvolvimento econômico da zona leste, que estará inserido no Pólo Institucional e Tecnológico em Itaquera", pontuou.

Fonte: SECOM