Prefeitura do Rio declara apoio à candidatura de São Paulo para sediar Expo 2020

Em carta enviada ao prefeito paulistano, Eduardo Paes se coloca à disposição para colaborar em todo o processo

A cidade de São Paulo recebeu nesta sexta-feira, dia 20, mais um importante apoio para sediar a Exposição Universal de 2020. A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou formalmente o apoio à candidatura de São Paulo. "A nossa São Paulo, centro dinâmico e vocacionado para os grandes negócios, seria uma excelente anfitriã brasileira para a referida exposição internacional", afirmou o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

Em carta enviada ao prefeito de São Paulo, Paes afirmou que a realização de uma exposição universal representa oportunidade para exibir a vitalidade econômica do País e deixará relevante legado econômico, social e cultural para a cidade e para o Brasil. O prefeito afirma que, além do apoio, o Rio de Janeiro está disposto a colaborar no processo de candidatura.

 

Ele elogiou o empenho da capital paulista em buscar a realização de grandes eventos internacionais e lembrou que o Rio de Janeiro já se prepara para sediar a Rio +20 (Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável), em 2012; a Copa do Mundo, em 2014; e as Olimpíadas, em 2016. "Sem dúvida, a realização da Expo 2020 em São Paulo se somaria a esse conjunto virtuoso de grandes acontecimentos". "Essa não será uma conquista somente de São Paulo e de paulistanos, mas de cariocas e de todos brasileiros", ressaltou.

Apoios

Neste mês, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, também manifestou o apoio à candidatura paulistana. No último dia 5 de agosto, o consultor internacional Paolo Glisenti, responsável pela vitoriosa candidatura de Milão à Expo 2015, fez uma palestra na sede da Prefeitura de São Paulo para falar sobre os desafios e legados de uma exposição universal. "É um grande investimento no capital humano. Uma Expo Mundial cria condições para a capacitação, a inclusão social e o desenvolvimento da cidade e do país que a sedia", disse.

 

Na ocasião, entidades como Federação Internacional das Profissões Imobiliárias (Fiabci), Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Sindicato do Setor Imobiliário (Secovi-SP), São Paulo Convention Bureau e o Sebrae-SP também informaram que apóiam a candidatura paulistana. A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB) e a Prefeitura de São Paulo firmaram um termo de cooperação técnica para realizar estudos de viabilidade que subsidiem a candidatura.

A coordenação da candidatura de São Paulo à Expo 2020 é da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI). As candidaturas para a Expo Universal de 2020 devem ser apresentadas a partir de 2011. Quando a primeira cidade apresentar o dossiê, as demais têm um prazo de seis meses para dar entrada no processo junto ao Bureau Internacional das Exposições (BIE), responsável pela análise dos dossiês e escolha da cidade-sede.

Expo Xangai 2010

A cidade de São Paulo está participando da Expo 2010, que começou em maio e será encerrada em outubro, na cidade de Xangai, na China. Esta é a primeira vez na história que cidades podem participar de uma exposição universal. Foram selecionadas 54 cidades, entre as 188 que se candidataram. São Paulo ficou em quarto lugar com o projeto Cidade Limpa como tema central. Com aproximadamente 400 m², o pavilhão de São Paulo está localizado na Área de Melhores Práticas Urbanas (Urban Best Practices Area - UBPA) da Expo e já recebeu mais de 400 mil visitantes. Até o próximo dia 27, a exposição "São Paulo na Expo Xangai" permanece em cartaz no hall da sede da Prefeitura de São Paulo.

Fonte: SECOM / SMRI