Prefeitura de São Paulo prepara candidatura para sediar Expo 2020

Palestra mostra passos da vitoriosa candidatura de Milão à Expo 2015 faz

Na tarde desta quarta-feira, dia 4, o prefeito de São Paulo e os secretários municipais se reuniram com Paolo Glisenti, responsável pela vitoriosa candidatura de Milão à Expo 2015, para discutirem a candidatura de São Paulo para sediar a Expo 2020. 

Glisenti apresentou um resumo das principais etapas do projeto que deve começar ainda neste ano. Ele explicou que a candidatura é um processo que deve ter o envolvimento dos mais variados segmentos da sociedade. "É um grande investimento no capital humano. Uma Expo Mundial cria condições para a capacitação, a inclusão social e o desenvolvimento da cidade e do país que a sedia", disse. 

O prefeito falou sobre a importância de trazer este evento para São Paulo. "Já avançamos em quatro importantes áreas: o tema, que está sendo discutido no âmbito da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI); o local, com a escolha de Pirituba, que dispõe de cerca de cinco milhões de metros quadrados e terá um centro internacional de convenções e eventos; o investimento, com a decisão de realizar com parcerias público-privadas (PPPs); e a infra-estrutura, com a discussão do Plano Diretor Estratégico", disse o prefeito. 

Os estudos para a construção do centro de convenções estão adiantados e são executados pela construtora Odebrecht, que atendeu a um PMI (Programa de Manifestação de Interesse) publicado em Diário Oficial do Município. Recentemente, a empresa solicitou prorrogação do prazo de entrega do estudo para atender solicitação do prefeito sobre a viabilidade de construção de uma arena que também possa ser utilizada para a abertura da Copa de 2014, caso não se confirme a indicação do estádio do Morumbi.

Tanto a autorização para execução do estudo quanto o pedido de prorrogação também foram publicados em Diário Oficial. "Nós reforçamos a importância de São Paulo sediar o jogo de abertura da Copa de 2014, mas reiteramos que não haverá investimento público", reafirmou. 

As candidaturas para a Expo Universal de 2020 devem ser apresentadas a partir de 2011. Quando a primeira cidade apresentar o dossiê, as demais tem apenas seis meses para dar entrada no processo junto ao Bureau Internacional das Exposições (BIE), com sede em Paris. As demais cidades que pretendem se candidatar são : São Francisco e Nova York, (Estados Unidos); Dubai (Emirados Árabes); Cairo (Egito), Bangkok (Tailândia) e Ismir (Turquia), que perdeu para Milão na última escolha. 

Amanhã o prefeito participa do seminário que irá apresentar para entidades de diversos setores da iniciativa privada o projeto de candidatura da cidade de São Paulo para a Expo 2020.

Palestra :  "Exposição Universal e o exemplo da Expo Milão 2015"

Data: 5 de agosto de 2010
Local: Prefeitura de São Paulo - Viaduto do Chá, 15 - 7 andar

Programação:

09h00 - Welcome Coffee
09h30 - Palavras de boas vindas do Prefeito e do Vice-presidente da Abdib,
09h45 - início da palestra ministrada por Paolo Glisenti
11h30 - Término

Fonte: SMRI / Secom