Deu na Imprensa - São Paulo diz não às placas de publicidade ao ar livre

Rádio China - 08/06/2010

Shanghai - Se você visitou a cidade de São Paulo no passado, deve ter se impressionado com os outdoors ao ar livre que cobriam toda a cidade. Porém, com a implementação da Lei Cidade Limpa, esta situação foi melhorada. No dia 4, o diretor da Secretaria para Ralações Internacionais da Cidade de São Paulo, Alfredo Cotait Neto, mostrou ao nosso repórter os resultados desta lei.

Para Alfredo, antes da aplicação da Lei Cidade Limpa, a cidade de São Paulo sofria de poluição visual causada por placas de publicidade, o que fazia com que a cidade ficasse muito desordenada e feia.

"Estamos aqui para mostrar o projeto do prefeito Gilberto Kassab que no passado a cidade era coberta por outdoors e tinha uma poluição visual. O prefeito então fez uma lei proibindo outdoors na cidade. Uma lei muito punitiva, quem deixasse o outdoor pagava uma multa extremamente alta. Então as pessoas começaram a tirar os outdoors, mas ficaram as estruturas vazias e então teve uma operação muito grande para retirar essas estruturas e a população começou a enxergar a cidade que estava oculta por esses painéis."

A eliminação das placas de publicidade fez a cidade ficar mais bonita e as construções mostrarem partes que antes eram cobertas pelas placas. São Paulo não é desordenada. Algumas pessoas consideram que com o desaparecimento da placas de publicidade, a cidade perde suas cores. No entanto, Alfredo pensa o contrário.

"São duas coisas distintas: a primeira é a organização do visual da cidade e o segundo, que é a segunda fase que nós estamos agora, recuperando fachadas, colocando cor, basta pintar as fachadas, basta você dar uma outra concepção pra colocar os indicativos. Isto é uma questão de arquitetura urbana e não uma questão de poluição visual. "

O diretor do Departamento de Proteção Ambiental da Cidade de São Paulo, Eduardo Jorge, disse ao nosso repórter que a Lei Cidade Limpa tem estipulações rigorosas sobre o tamanho das placas de publicidade ao ar livre para evitar a poluição visual.

"Em relação a questão que ele fez, o Cutait. É muito importante buscar o caminho do meio na convivência com a paisagem. O excesso de propaganda tornou-se opressivo. Assim, a lei permite a convivência da arborização, da arquitetura e da propaganda, mas a propaganda regulada. Não é que há a extinção da propaganda, é apenas a propaganda tem que conviver com a arborização e a arquitetura. É o caminho do meio adequado." A poluição visual é um problema enfrentado por várias cidades e São Paulo nos mostra sua experiência no enfrentamento deste problema ao compartilhá-la em Shanghai.

Fonte: Rádio China - 08/06/2010