Deu na Imprensa - São Paulo emociona Expo com apresentações culturais

Rádio China - 07/06/2010

Shanghai, 7 jun (Xinhua) - O município de São Paulo aproveitou a participação na Exposição Mundial de Shanghai 2010, como uma das duas cidades brasileiras escolhidas para a Zona de Melhor Prática Urbana, para mostrar sua cultura atraente, com foco em música e dança. As comemorações do Dia de São Paulo na Expo Shanghai foram iniciadas com a apresentação do corpo de baile da maior cidade brasileira. Os bailarinos despertaram a curiosidade dos chineses e turistas com as coreografias Dicotomia e La Valse.

Criado na década de 60, o Balé da Cidade de São Paulo é a companhia oficial de dança de uma das maiores metrópoles do mundo. A programação continuou com a inovadora apresentação do grupo Barbatuques. Os sons e movimentos atraíram dezenas de visitantes. A surpresa do show, no entanto, ficou por conta dos estudantes da escola de Luwan Middle School. Dezesseis alunos subiram ao palco e dançaram com o grupo. Ao cair da tarde, o ritmo brasileiro da Bossa Nova tomou conta da praça da Área de Melhores Práticas Urbanas da Expo. Na apresentação, o grupo Zimbo Trio, considerado um dos grandes expoentes paulistas da Bossa Nova, mostrou canções antigas e do seu último CD. Este conjunto instrumental brasileiro surgiu em 1964 e possui mais de 40 discos gravados.

Além disso, o samba-rock do Clube do Balanço invadiu a noite da Expo, atraindo muitos chineses ao subir ao palco. Dois bailarinos deram uma pequena demonstração de como dançar o sambalanço e arrancaram aplausos dos chineses. Segundo coordenadores do Pavilhão de São Paulo, as atrações apresentadas nesta data especial da cidade buscavam mostrar a diversidade desta metrópole brasileira, que é uma síntese de culturas, raças e hábitos.

Fonte: Rádio China - 07/06/2010