Projeto Mundo no CEU amplia conhecimento e visão de mundo de alunos

Iniciativa deverá ser ampliada nos próximos anos

Informações e curiosidades sobre outros paises passaram a fazer parte das aulas de alunos do CEU de forma diferente.  Uma parceria das secretarias municipais de Relações Internacionais (SMRI) e de Educação (SME) promove aulas culturais de cônsules de vários paises, que fazem palestras sobre história, cultura, geografia, língua, informações e curiosidades sobre sua terra de origem.
 
Para receber o palestrante, professores e alunos estudam com mais profundidade os temas relevantes relacionados ao país do convidado. O objetivo é que esses encontros ampliem os conhecimentos e a visão de mundo dos alunos, despertando curiosidade e o interesse por uma realidade diferente da sua. “O contato com  representantes de um país estrangeiro tem o potencial de ampliar o conhecimento dos alunos e incentivá-los a buscar novos horizontes”, ressalta o secretário-adjunto de Relações Internacionais. A iniciativa propõe ainda o desenvolvimento de discussões e atividades extracurriculares.
 
”As portas das escolas estão sempre abertas para o conhecimento e a realidade da cultura de outras nações. Cada CEU é, por natureza, um espaço de integração e, portanto, propenso, a ser base para um programa inovador como esse”, afirmou o secretário municipal de Educação. A primeira visita foi realizada em outubro de 2007, no CEU Alvarenga, onde o Cônsul  Geral do México, Salvador Arriola, realizou uma palestra sobre seu país e visitou a exposição sobre Frida Kahlo, preparada pelos alunos. Por iniciativa do próprio Cônsul, a mostra já foi exibida no Memorial da América Latina e, posteriormente, poderá ser levada ao México.
 
Em novembro do mesmo ano, o CEU São Mateus recebeu a visita do Adido para a Educação de Cuba, Adolfo Nuñez, que falou sobre a cultura e história cubana. Os alunos fizeram apresentação de música e dança. Em março de 2008, foi a vez do Cônsul Geral de Portugal, Embaixador José Guilherme Queiroz de Ataíde, visitar o CEU Jaçanã. Ele fez uma exposição sobre Portugal e as relações atuais entre os dois paises. Na ocasião, ele também falou sobre 200 anos da abertura dos portos brasileiros. A China deverá ser a próxima convidada a participar do projeto. O Projeto Mundo no CEU não tem fronteiras.


(Texto: Assessoria de Imprensa - SMRI)