Comemorações do 234º aniversário de independência dos EUA

Evento teve a presença da prefeita em exercício de São Paulo

A prefeita de São Paulo em exercício participou na tarde desta quinta-feira, dia 8, da cerimônia em comemoração ao 234º aniversário de independência dos Estados Unidos da América. O evento aconteceu na sede da Câmara Americana de Comércio (Amcham) na Capital, na Chácara Santo Antônio, e contou com as presenças do embaixador norte-americano no Brasil, Thomas Shannon, e do cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, Thomas White.

Durante seu discurso na solenidade, a prefeita em exercício exaltou os laços existentes entre a cidade de São Paulo e os Estados Unidos e lembrou que a independência norte-americana - ocorrida em 4 de julho de 1776 - influenciou toda a democracia moderna. "É uma honra estar neste momento comemorando com os irmãos norte-americanos essa data tão importante para a humanidade. No que depender da Prefeitura de São Paulo, nossas relações com o povo dos Estados Unidos serão cada vez mais aprofundadas e sinceras", ressaltou.

Assim como a prefeita em exercício, Shannon reforçou os laços entre os dois países. O embaixador também anunciou em seu discurso a saída de White do consulado de São Paulo. "Quero agradecer ao Tom White, que após três anos de excepcional serviço, seguirá para uma outra missão. Ele deixará um grande legado na liderança de São Paulo", enalteceu.

White foi designado para uma missão norte-americana em Bruxelas, na Bélgica. Ele disse lamentar deixar a cidade de São Paulo. "Estou triste e alegre ao mesmo tempo. São Paulo é a capital da América Latina e é um exemplo para o mundo. A Prefeitura e o consulado podem se orgulhar do trabalho feito aqui", destacou o cônsul.

O evento também contou com uma mensagem gravada pela secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, parabenizando os diplomatas pela comemoração do 234º aniversário de independência dos Estados Unidos.

História

Em 4 de julho de 1776, representantes das 13 colônias se reuniram em Congresso e declararam a independência dos territórios ingleses da América do Norte. Nascia, assim, os Estados Unidos da América. A partir daí, uma guerra foi travada entre norte-americanos e ingleses. Com ajuda militar e financeira da França e da Espanha, as colônias derrotaram as forças britânicas. Um pacto de paz só foi tratado em 1783, quando a Inglaterra reconheceu a independência dos Estados Unidos.

Fonte: Secom