Delegação da África do Sul visita projetos sociais em São Paulo

A Secretaria de Participação e Parceria e a Secretaria de Relações Internacionais também particaparam do encontro

Nesta quinta-feira, dia 12, uma delegação da África do Sul, integrante do Comitê de Desenvolvimento Comunitário de Joanesburgo, esteve em São Paulo para conhecer projetos da Prefeitura da capital paulista. Eles foram recebidos por representantes das Secretarias Municipais de Participação e Parceria (SMPP), e de Relações Internacionais (SMRI).

Os afircanos puderam conhecer de perto ações junto às às parcelas mais vulneráveis da população, durante visitas às Coordenadorias do Negro, Juventude, Mulher e Inclusão Digital. Os coordenadores dos respectivos setores apresentaram os programas e projetos realizados, entre eles as ações de combate ao racismo, palestras sobre drogas em escolas, saúde da mulher, combate à violência doméstica e os telecentros, que beneficiam mais de 1,5 milhões de pessoas.

"Queremos fazer algo parecido onde vivemos, organizando uma comissão para implantar esses tipos de programas para a nossa população, sobretudo para os jovens", disse o vereador  Theodore Dhlamini, membro do comitê.

Em 2007, a Secretaria realizou o Seminário Internacional de Gestão Pública Compartilhada: Experiências de Ações Afirmativas entre Brasil e África, no qual foram discutidas medidas para implementação de políticas públicas nas áreas de educação, cultura, desenvolvimento social sustentado, saúde e trabalho.

"Esse tipo de encontro é muito positivo porque possibilita troca de experiências e há também uma aproximação por conta do assunto de discriminação dos negros que afeta a todos", conta a Coordenadora do CONE
 
"Podemos ver que aqui no Brasil vivenciamos as mesmas preocupações que temos lá na África, porque são os mesmos problemas", conta o vereador Thapelo Dhlamini também da comissão, que no final ainda propôs um novo encontro entre Brasil e África, desta vez em Joanesburgo.


(Texto: SMPP / SMRI)