Projeto de renovação urbana de Beirute será apresentado a São Paulo

Será durante a viagem do Prefeito ao Líbano

O Prefeito irá conhecer de perto a extensa renovação de Beirute, capital do Líbano. Será durante a visita oficial que fará ao país no início do mês de março. Buscar novos investimentos e apresentar São Paulo como opção segura para novos negócios também estarão na agenda do prefeito, que será recebido pelo presidente do Líbano, Michel Suleiman.

De 1º a 8 de março, o prefeito cumprirá extensa agenda, que incluirá além de encontro com autoridades, um seminário de negócios promovido pela Câmara de Comércio e Indústria e Agricultura de Beirute (CCIAB). O evento reunirá as principais lideranças e empresários dos dois países.

Um dos primeiros compromissos será a visita ao terreno da Casa Brasil, em Dbayeb. O local, com aproximadamente oito mil metros quadrados, foi doado ao governo brasileiro pelo Líbano em 2003 para a instalação da Embaixada, Consulado e Centro Cultural do Brasil, mas as obras ainda não foram iniciadas por entraves burocráticos. Também estão previstas visitas à Prefeitura de Beirute e ao Parlamento.

O prefeito conhecerá detalhes do projeto Solidere de reconstrução de Beirute depois de 15 anos de guerra civil. Esta iniciativa permitiu a revitalização de aproximadamente 1,9 milhão de metros quadrados (191 hectares). A área total dos edifícios recuperados chega a 4,7 milhões de metros quadrados, o equivalente a 600 campos de futebol.  A ideia é que este modelo bem sucedido de renovação urbana ofereça subsídios para a possível aplicação de soluções similares na capital paulista. Alternativas como essa podem ser implementadas em projetos de revitalização, como o do centro de São Paulo.

Os laços que unem os dois países são sólidos e antigos. As relações entre Brasil e Líbano datam de 1870, quando o imperador D. Pedro II visitou o Oriente Médio. A capital paulista é conhecida como a maior cidade libanesa fora do Líbano. Dos oito milhões de libaneses e  descendentes que vivem no Brasil, quase três milhões vivem na cidade. Do outro lado, cerca de 70 mil brasileiros moram atualmente em terras libanesas.

Líbano


Governo: República parlamentarista.
Capital:  Beirute
Área:  10.400 km2.
Fronteiras: Israel (79 km) e Síria (375 km).
Clima: Mediterrâneo
Hora Local:  + 5.
População: 3.971.941 (2008).
Idiomas:  Árabe, francês, inglês, armênio e português
Moeda:  Libra libanesa (LBP).
Câmbio:   1 dólar norte-americano = 1.503 libras libanesas (9/7/2008).
PIB: Per capita    US$ 11.300,00 (2007)