Prefeitura de São Paulo celebra relações bilaterais com a Romênia

Prefeita em exercício apresenta às autoridades romenas projetos na área de esportes

A prefeita em exercício recebeu nesta quarta-feira, dia 7, Sorin Apostu, prefeito da cidade de Cluj-Napoca, capital da região da Transilvânia, na Romênia. A reunião, na sede da Prefeitura paulistana, marcou o décimo aniversário do vínculo de cidade-irmã de São Paulo com a cidade romena. Durante o encontro foi discutido o estreitamento das relações bilaterais, principalmente na área de esportes.

"Nós queremos estreitar os laços com Cluj-Napoca nos esportes, na cultura e nos negócios. A Romênia é um país com o qual o Brasil mantém relações amigáveis, então é natural que duas cidades-irmãs estabeleçam este relacionamento", afirmou a prefeita em exercício.

Na reunião, o secretário municipal de Esportes Lazer e Recreação, apresentou o programa Clube Escola e as atividades do Centro Olímpico. A Prefeitura de Cluj-Napoca propôs o intercâmbio entre as cidades no âmbito esportivo, principalmente na modalidade karatê. Sorin Apostu acompanha a delegação de atletas romenos no 3º Campeonato Mundial de Karatê para Crianças, Cadetes e Juniores, realizado de 9 a 11 de julho na cidade de São Paulo. O evento conta com o apoio da prefeitura.

Na mesma ocasião foi realizada a solenidade de assinatura de documentos comemorativos do décimo aniversário do acordo bilateral entre as duas cidades. Também estiveram presentes os secretário municipal de Relações Internacionais em exercício, o vereador Aurélio Miguel e Osvaldo Messias de Oliveira, Presidente da União Internacional de Federações de Karatê-do.

A declaração de cidade-irmã com Cluj-Napoca foi aprovada pela Câmara Municipal de São Paulo em 2000. Os convênios podem propiciar troca de conhecimentos sobre políticas públicas e projetos em diversas áreas, tais como programas de saúde e ações culturais. Localizada no centro do país, a cidade romena possui 340 mil habitantes e a maior universidade do país, a Babes-Bolyai, fundada em 1872.

Fonte: Secom / SMRI