Osaka doa réplica do Sino Miotsukushi para Prefeitura de São Paulo

Cerimônia marca comemorações dos 40 anos do acordo de 'Cidades-Irmãs'

As badalas da réplica do Sino Miotsukushi, da Prefeitura de Osaka, foram ouvidas na tarde desta sexta-feira, dia 4, na Prefeitura de São Paulo. Para marcar os 40 anos da assinatura do acordo de cidades-irmãs, foi realizada uma cerimônia de doação do sino, com as presenças da vice-prefeita, do secretário municipal de Relações Internacionais, da delegação de Osaka e autoridades dos dois países.

O sino original, que contém as palavras “Boa Criança”, se encontra na parte superior do prédio da prefeitura de Osaka. Ele foi um presente doado por mães para ser tocado todos os dias para o crescimento saudável das crianças da cidade japonesa.

"Esta ocasião tem um caráter especial. Desejamos, com este presente, que as crianças em São Paulo cresçam de forma saudável. Agradeço em nome de São Paulo e das nossas crianças", disse o secretário. O vereador da Câmara Municipal de Osaka, Yoshinobu Kinoshita, agradeceu a recepção calorosa que a delegação teve em São Paulo. "Desejo que as relações entre as duas cidades  se fortaleçam cada vez mais", afirmou.

O vice-presidente da Associação Osaka-São Paulo de Cidades-Irmãs e chefe da delegação, Shigeo Okada, fez uma rápida saudação em português e, em seguida, lembrou que Osaka é conhecida no Japão por sua hospitalidade. Ele elogiou o prefeito  da capital paulista, que tem trabalhado para implantar rapidamente medidas que são boas para São Paulo. "Este exemplo deve ser seguido por outros administradores públicos", ressaltou. Okada explicou que completar 40 anos no Japão representa um marco  "É uma idade-símbolo. É o momento em que a pessoa passa para a maturidade e acredito que as relações entre Osaka e São Paulo atingiram essa maturidade", destacou.

Ao encerrar a cerimônia, a vice-prefeita, Alda Marco Antonio, lembrou que nos útlimos anos, São Paulo tem passado por um processo de mudança. Medidas como o projeto Cidade Limpa, explicou ela, ajudaram a resgatar o amor dos moradores pela cidade. "São Paulo tem orgulho de ser cidade-irmã de Osaka. E acredito que as duas cidades tem muito o que apresentar uma com a outra", finalizou. A delegação japonesa permanece em São Paulo até o início da próxima semana.