Prefeito de São Paulo é recebido pelo presidente da Assembléia Nacional do Líbano

O encontro aconteceu na capital do país, Beirute

Durante o encontro foi discutida a possibilidade de maior integração comercial entre os dois países, em especial com a cidade de São Paulo. O prefeito também visitou o local onde será construída a Casa Brasil no Líbano.

O prefeito de São Paulo e parte da delegação brasileira em visita ao Líbano foram recebidos em audiência nesta segunda-feira (02/03), em Beirute, no primeiro dia da missão oficial ao país do Oriente Médio, pelo presidente da Assembléia Nacional (Parlamento) do Líbano, deputado Nabih Berry.

Durante o encontro, que aconteceu na residência oficial do líder do Legislativo libanês, foi discutida a possibilidade de maior integração comercial entre os dois países, em especial com São Paulo, e foi feito um convite pelo prefeito para que São Paulo receba uma delegação de parlamentares libaneses o mais breve possível.

"Com esta visita, queremos reafirmar nosso interesse em ampliar as relações entre o Líbano e o Brasil, especialmente com São Paulo, e estabelecer um canal permanente de cooperação econômica", afirmou o prefeito.

Berry ressaltou a antiga relação emocional existente entre os dois países, iniciada pelo movimento imigratório libanês para o Brasil no final do século XIX, e declarou o interesse do governo de seu país em incentivar as relações comerciais com o Brasil.

"O Líbano tem quatro milhões de habitantes enquanto a população de origem libanesa residente no Brasil é o dobro desse número. Muitas vezes me pergunto se o Líbano é aqui ou lá. Mas o comércio entre os dois países praticamente não existe se compararmos a ligação histórica entre os dois povos, e temos total interesse em ampliar os investimentos no Brasil, assim como o de receber investimentos de empresários brasileiros", declarou o parlamentar.

Ainda durante a audiência, o presidente do Parlamento libanês sugeriu um encontro da delegação brasileira com deputados do Comitê Econômico da Assembléia Nacional, que deve acontecer nesta terça-feira (03/03).

Também nesta segunda-feira (02), o prefeito e a delegação visitaram o local onde será erguida a Casa do Brasil no Líbano, um complexo que irá reunir a Embaixada brasileira, um Consulado, um Centro Cultural e de Exposições, a Câmara do Comércio Brasil-Líbano e escritórios de brasileiros com negócios no país. A área, cedida pelo governo libanês, é um terreno 7,8 mil metros quadrados localizado na cidade de Dbayeh, que fica a oito quilômetros do centro de Beirute.


(Texto: Secom)