2º Colóquio MSur discute Desenvolvimento Urbano e Desigualdades Socioespaciais

Cidades de regiões metropolitanas da América do Sul participam do evento nos dias 8 e 9 de junho, com realização da Prefeitura de São Paulo e da CEPAL e apoio de CAF, Unasul, Mercosul e FNP

 A cidade de São Paulo prepara-se para receber representantes de governos locais de diversas nacionalidades da América do Sul para o 2º Colóquio MSur, parceria da Prefeitura de São Paulo com a CEPAL que busca a construção conjunta de uma nova agenda urbana das metrópoles da região. O evento será nos dias 8 e 9 de junho, na Sala do Conservatório, na Praça das Artes.

Os convidados irão debater a partir de um documento-base elaborado pela equipe da CEPAL, com contribuições da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo. Esse documento traz informações comparativas entre as cidades, análises de conjuntura e propostas de ação.

A ideia é formar consensos em torno de políticas públicas mais duradouras. Neste segundo encontro, o objetivo é debater quais seriam as diretrizes de uma política de desenvolvimento urbano que promova a redução das desigualdades evidenciadas nas metrópoles, com forte segregação socioespacial e diferenças nas oportunidades de acesso a bens e serviços públicos, ao emprego e aos espaços públicos qualificados.

O 1º Colóquio foi realizado em abril, na sede da CEPAL em Santiago (Chile), com o tema Ecossistemas Urbanos e Sustentabilidade. O documento final, com contribuições de todas as cidades envolvidas na MSur, será apresentado durante o encontro em São Paulo.

A iniciativa tem apoio da CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), do Mercosul e da Unasul, instituições com grande relevância na pauta da integração regional, e da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), que encampa um debate importante sobre políticas públicas urbanas no Brasil.