São Paulo integra C40

Iniciativa reúne as principais cidades do mundo no combate ao aquecimento global

A cidade de São Paulo integra C40 (Climate Leadership Group) - Grupo das Grandes Cidades para  Combate às Mudanças Climáticas. Criada em Londres, em 2005, pelo então prefeito Ken Livingstone, a iniciativa reúne empresários e lideranças das maiores localidades do mundo para a discussão do papel das municipalidades no combate às mudanças climáticas. O objetivo é criar cooperações internacionais de longo prazo para reduzir as emissões de carbono e promover ações entre as instituições privadas, administrações públicas e a sociedade para reduzir o aquecimento global.

Em 2006, foi criada uma parceria com “Clinton Climate Initiative - CCI ”, (Iniciativa Climática Clinton) liderada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, para diminuir as principais causas do efeito estufa. Esta parceria busca facilitar o acesso a investimentos e o apoio a projetos em países em desenvolvimento.

A primeira reunião da C40 ocorreu em outubro de 2005, na capital inglesa, com a participação de representantes de Pequim, Johannesburgo, Nova York, Paris, São Paulo, Seattle e Estocolmo. Em 2007, Nova York foi sede da segunda reunião da organização, que contou com a participação do Prefeito de São Paulo. A próxima reunião  acontece em Seul, Coréia do Sul, em maio deste ano. Nos encontros, são apresentados projetos em andamento, programas que buscam investimentos, inovações tecnológicas e resultados de iniciativas bem-sucedidas.

O Comitê Diretor da C40 é formado por São Paulo, Nova Delhi, Berlim, Johanesburgo, Londres, Los Angeles, Nova York, Toronto e Tóquio. Em junho de 2008, o Prefeito de Toronto, Canadá, David Miller, foi nomeado presidente da C40.