Prefeito visita presidente e ministro libaneses

O encontro aconteceu na capital do país, Beirute

No segundo dia da visita oficial do prefeito de São Paulo ao Líbano, a comitiva brasileira teve audiências em Beirute com o presidente do país, general Michel Suleiman, com o presidente do Conselho de Ministros, Fouad Siniora, e visitou a União das Câmaras Árabes de Comércio. Nos três encontros, a pauta foi o aprimoramento das relações culturais e comerciais entre os dois países.

Na visita ao presidente libanês, que ocorreu no Palácio de Baabda, o prefeito destacou a sólida situação econômica de Brasil e Líbano que, apesar da crise internacional, favorece o estabelecimento de acordos comerciais.

O presidente Suleiman ressaltou o apoio do Brasil às ações em favor da paz no Oriente Médio e disse que tem esperanças de que o relacionamento entre os dois países e com São Paulo se estreitará cada vez mais em virtude das fortes afinidades culturais que unem os dois povos.

Solidare

No encontro com o presidente do Conselho de Ministros, no Grand Sérail, sede do governo libanês, o prefeito revelou o interesse da Prefeitura de São Paulo em conhecer detalhes do projeto de restauração do Solidare, região do centro de Beirute que foi destruída pelas guerras que se estenderam durante as décadas de 70 e 80 do século passado e é considerada modelo internacional para recuperação de áreas degradadas. O prefeito pretende aplicar algumas propostas na reabilitação de áreas como a Nova Luz.

O presidente do Conselho de Ministros Siniora reforçou o interesse do país na ampliação dos acordos de cooperação e disse que trabalha para o estabelecimento de uma linha aérea, com pelo menos dois vôos semanais, ligando São Paulo e Beirute. Atualmente não existe conexão direta entre os países.

Câmaras Árabes de Comércio

Na União das Câmaras Árabes de Comércio, o prefeito foi recebido pelo empresário Adnan Kassar e falou para uma platéia de empresários libaneses e brasileiros. O prefeito disse que o Líbano é a porta de entrada de São Paulo e do Brasil para o Oriente Médio e, ao estreitar o relacionamento com o país, espera atrair também investidores dos demais países da região.

O empresário Adnan Kassar afirmou que a estabilidade política e econômica existente no Brasil e no Líbano é o fator principal para que as economias de ambos continuem crescentes e favoreçam a abertura de novos mercados.


(Texto: Secom)