Alunos da rede municipal de ensino participam do SPMun 2015

Ação da Prefeitura de São Paulo leva 40 estudantes às simulações de comitês da ONU. Evento será em julho.

 Pelo segundo ano consecutivo, alunos da rede municipal de ensino médio participarão do SPMun 2015 (São Paulo Model United Nations), que versará sobre o exercício da liberdade. Nesta edição, serão 40 meninos e meninas das escolas Oswaldo Aranha, Bandeira de Mello, Derville Alegretti, Guiomar Cabral e Antônio Alves Veríssimo . A ação é uma parceria entre as Secretarias de Relações Internacionais e Federativas e de Educação, cujo objetivo é democratizar o acesso às discussões internacionais e ampliar o horizonte dos jovens participantes.

Desde 2009, o SPMun é organizado voluntariamente por universitários para promover simulações de Comitês das Nações Unidas com alunos do ensino médio, a maioria de escolas privadas. Em 2014, a iniciativa fez uma parceria com a Prefeitura de São Paulo e levou 14 alunos da escola pública Oswaldo Aranha para o evento. Agendada para acontecer entre 7 e 11 de julho, está edição reunirá ao todo 360 estudantes.

“A participação criou uma cultura na escola. Os alunos que eram do segundo ano e participaram já estavam cobrando”, relatou o coordenador pedagógico da Oswaldo Aranha, Wagner Rezende, sobre a expectativa para o SPMun 2015.

O mês de junho será marcado por uma intensa preparação dos estudantes das quatro escolas para saber mais a respeito de temas como Sistema ONU, Política Externa e técnicas de negociação.

A simulação oficial contará com 8 comitês, em que serão abordadas questões caras às Relações Internacionais, entre elas Direitos Humanos, Comércio, Segurança Internacional etc. Haverá também um comitê especial para que participantes vivenciem o cotidiano de correspondentes internacionais que realizam cobertura jornalística destas ocasiões.

Turma de 14 alunos da Escola Oswaldo Aranha durante vista a SMRIF em 2014