Vice-ministro de Desenvolvimento Econômico do Québec em São Paulo

François Bouilhac foi recebido pelo Secretário Interino de Relações Internacionais

Nesta quinta-feira, dia 5, o vice-ministro de Desenvolvimento Econômico do Québec (Canadá), François Bouilhac, esteve em São Paulo, quando foi recebido pelo Secretário Interino de Relações Internacionais. O Quebec tem o segundo maior PIB do Canadá e uma economia diversificada, com destaque para as áreas de alta tecnologia, telecomunicações e recursos naturais.

Durante a reunião, realizada na Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), o Secretário falou da satisfação da capital paulista em abrigar o escritório de representação da província canadense, aberto no ano passado. “Isso demonstra a importância da cooperação entre São Paulo e o Quebec e é mais um passo para reforçar os laços entre Brasil e o Canadá, afirmou.

Com problema de escassez de mão-de-obra, a província canadense tem atraído muitos brasileiros nos últimos anos. Em 2007, cerca de 2,5 mil brasileiros residiam legalmente na província. “Essa é uma das representações mais importantes da América Latina, ficando atrás em movimento apenas do México”, ressaltou Bouilhac.

O Secretário falou sobre possibilidade de intercâmbio na área da indústria criativa. Neste setor, Bouilhac destacou o interesse de cooperação bilateral com Montreal, que concentra grande parte da economia criativa do País. A cidade reúne importantes festivais, centros culturais e forte indústria de design e audiovisual. Na opinião do vice-ministro, saúde e tecnologia também são potenciais áreas para futuras ações de cooperação. O encontro foi encerrado com o convite de Bouilhac feito à SMRI para uma missão à Montreal.