São Paulo apresenta potencial para investimentos externos

Apresentação foi feita no MIPIM 2009 que acontece em Cannes

“A cidade de São Paulo está preparada para receber novos investimentos”. A afirmação é do Secretário Municipal de Relações Internacionais, que abriu nesta quarta-feira, dia 11, o seminário “São Paulo - Infra-estrutura na maior Cidade do Hemisfério Sul”, durante o MIPIM 2009, que acontece em Cannes, na França.

Na avaliação do Secretário, o Brasil está preparado para sair fortalecido do atual difícil momento econômico. Estabilidade da economia, mercado consumidor forte, bancos sanados e democracia compõem um cenário interno diferenciado. “Isto mostra que São Paulo é uma importante escolha na hora de investir”, afirmou.

Antes do seminário, o estande de São Paulo recebeu, com um coquetel de boas vindas, potenciais investidores interessados em obter informações sobre a cidade e as áreas nas quais podem aplicar recursos estrangeiros.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano fez uma palestra sobre os projetos específicos da área de operações urbanas. Ele explicou o modelo multiuso, que a cidade pretende implantar, no qual áreas revitalizadas se tornam mini-centros de serviço e comércio facilitando a vida do cidadão. A idéia é diminuir os deslocamentos, fortalecer os comércios locais, reduzir os congestionamentos e conseqüentemente a poluição. Essas operações urbanas já foram implantadas com êxito em outras cidades do mundo, como Barcelona e Milão.

Responsável por vários projetos de desenvolvimento sustentável, o arquiteto Guy Perry falou no MIPIM 2009 que São Paulo é o próximo grande destino de investimentos estrangeiros. Ele, que já desenvolveu projetos nos cinco continentes, acredita na solidez do Brasil para a aplicação de recursos externos.

O Prefeito de Londres, Boris Johnson, que também participa do MIPIM 2009, fez uma palestra sobre oportunidade de investimentos em infra-estrutura. Com a proximidade dos Jogos Olímpicos de 2012, a capital inglesa tem recebido recursos de empresas multinacionais, cujos projetos vão resultar na revitalização de áreas antes degradadas. Entre as cidades que presentes ao MIPIM estão Paris, Madri, Milão e Tóquio.


(Texto: Assessoria de Imprensa - SMRI)