Corpo Consular inicia série de visitas ao Museu do Futebol

Iniciativa é da Secretaria Municipal de Relações Internacionais

A Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) iniciou nesta quarta-feira, dia 11, uma série de visitas do Corpo Consular ao Museu do Futebol. O objetivo desta iniciativa é fortalecer as relações com representações estrangeiras baseadas na cidade e difundir os principais aspectos da realidade histórica, econômica, social, tecnológica e cultural de São Paulo.

Recebidos pelo Secretário Interino de Relações Internacionais, os representantes consulares da Grécia, África do Sul e Índia conheceram o mais novo museu da capital paulista, inaugurado no final de setembro do ano passado, no Estádio do Pacaembu.

O cônsul geral da Grécia, Efstatathios Paradelis confessou que, aqui no Brasil, torce pelo São Paulo, embora o coração continue sempre batendo forte pelo time grego. A consulesa indiana, Abhilasha Joshi, ressaltou que em seu país, o cricket é a paixão nacional, assim como o futebol é para o Brasil.

O cônsul político da África Sul, Mmaselaelo Olitha Lebelo, lembrou que a próxima Copa do Mundo, em 2010, será realizada pela primeira vez no continente africano. A África do Sul, por ser o país-sede, é o único pré-classificado entre os trinta e dois países que participarão do maior evento de futebol do mundo.

Nesta quinta-feira, será a vez dos representantes da Espanha, Itália, México, Peru, Venezuela e Noruega visitarem o Museu do Futebol

Museu

Fruto de uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de São Paulo, o museu, que tem 6.900 metros quadrados, dispõe de mais de 1400 fotos, além de objetos, vídeos, áudios e atividades interativas. A história do esporte mais popular do País é contada com base em três eixos temáticos: emoção, história e diversão.  Além de traçar a trajetória do futebol brasileiro, o museu conta a história do Brasil em 15 salas dedicadas a temas variados, como torcida, Copas, origens do esporte e grandes nomes da cultura nacional.

Com um investimento de R$ 32,5 milhões, o museu ajuda a divulgar e preservar o futebol como manifestação cultural brasileira. De uma forma lúdica e interessante, o visitante passa a entender melhor a força deste esporte no nosso país. Desde a inauguração, o local já atraiu mais de 15 mil pessoas e a imprensa brasileira e estrangeira.


(Texto: Assessoria de Imprensa - SMRI)