Países rivais no campo se encontram no Museu do Futebol

Projeto da Secretaria Relações Internacionais leva Corpo Consular ao local

Nesta quinta-feira, dia 12, países com rivalidade histórica nos campos se encontraram no Museu do Futebol, em São Paulo. Por uma iniciativa da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), representantes dos consulados foram convidados a visitar a mais nova atração cultural da capital paulista.

O objetivo deste projeto é fortalecer as relações com representações estrangeiras baseadas na cidade e difundir os principais aspectos da realidade histórica, econômica, social, tecnológica e cultural de São Paulo. Cônsules da Itália, Espanha, México e Venezuela participaram da visita.

Os espanhóis ainda guardam na memória o gosto amargo da derrota para os italianos nas quartas-de-final da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos. Já os mexicanos ainda comemoram a vitória desta quarta-feira, dia 12, do Chivas sobre o Caracas, pela Taça Libertadores. O gol da vitória do time mexicano sobre o venezuelano levou o México à liderança do grupo seis.

O Cônsul Geral do México, Salvador Arriola, se declarou um apaixonado pelo esporte. Cônsul da Espanha, Manuel Sanz disse o Corinthians é o time do coração da maioria dos espanhóis no Brasil. A Cônsul Geral da Venezuela Doris Chitty  participou da visita acompanhada do marido, Sr. Aimone Spinola.Futebol e Itália andam de mãos dadas. O esporte desperta grandes paixões na península. “Belíssimo”, disse o Cônsul Geral da Itália, Marco Marsilli, que agradeceu a iniciativa da SMRI de proporcionar a vista ao local.

Recebidos pela equipe da SMRI, os visitantes elogiaram o museu inaugurado no final de setembro do ano passado, no Estádio do Pacaembu. Nesta sexta-feira, será a vez dos representantes da Hungria, Austrália, Rússia e Uruguai, Eslováquia, Guatemala, Matla, Letónia, Paquistão e Senegal fazerem a visita, encerrando o ciclo deste semestre.


(Texto: Assessoria de Imprensa - SMRI)