Delegação sul-africana conhece a operação de BRT da capital

A visita aconteceu na sede da SpTrans e no Expresso Tiradentes

Nos dias 4 e 5 de abril, a cidade de São Paulo recebeu a delegação da cidade de Johanesburgo (África do Sul). Interessada em conhecer com mais detalhe a operação de Bus Rapid Transit (BRT) da capital, os sul-africanos estiveram nas dependências da SpTrans, onde puderam conhecer o histórico do transporte em São Paulo, e no Expresso Tiradentes.

Na SpTrans, a delegação assistiu à apresentação de Hughson Paiva Castro, da Superintendência de Planejamento e Transporte. O técnico evidenciou os desafios de São Paulo, a maior cidade do país com mais 11 milhões de habitantes e centro de um contexto metropolitano com 38 municípios no seu entorno.

No caso dos transportes, há uma notável superlotação dos modais, especialmente sobre pneus. Ao todo, São Paulo conta com frota de 15 mil ônibus operados por 8 companhias que se dividem em 8 áreas. No geral, destacou Castro, nas mil linhas de ônibus de São Paulo acontecem 10,3 milhões de viagens por dia.

No âmbito da infraestrutura, o foco é a construção de corredores de ônibus e faixas exclusivas, prioridades da municipalidade para conseguir atender à grande demanda e aliviar o tráfego.

No que se refere à logística, Castro destacou os esforços para criar uma rede operacionalmente interconectada; adaptar linhas específicas para outros padrões demanda – a exemplo da criação das linhas da madrugada – e implementar linha orbitais, as quais criariam um anel ao redor da cidade tornando desnecessário que passageiros façam baldeação no centro caso precisem se deslocar apenas pela periferia.

Visita ao Expresso Tiradentes

O gerente de operacional da SPTrans, Wagner Chagas, conduziu uma apresentação sobre a implementação do BRT no Expresso Tiradentes, organizou uma viagem de ônibus do grupo entre as estações Mercado e Sacomã.

O BRT é um sistema que permite que ônibus se desloquem em corredores exclusivos, o que aumenta a velocidade e diminui o tempo das viagens. Finalizado em março 2007, numa parceria entre a Prefeitura e o Governo estadual, o Expresso Tiradentes reduziu o tempo de viagem de 50 para 15 minutos e recebe 209.796 passageiros numa frota de 72 ônibus articulados.