Gordon Brown visita Museu do Futebol

Primeiro-Ministro britânico foi recebido pelo Prefeito de São Paulo

Entre as discussões de temas bilaterais e assuntos da pauta da reunião do G20, que será realizada em Londres na próxima semana, o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, teve um momento de descontração nesta quinta-feira, dia 26. Ele visitou o Museu do Futebol, em São Paulo.

Ele foi recebido pelo Prefeito de São Paulo, e os secretários municipais de Relações Internacionais, e de Esporte e Lazer. O premier britânico viu uma rápida apresentação das crianças e adolescentes beneficiadas pela Fundação Gol de Letra; e pelo programa “Inspiração Internacional”, desenvolvido no Brasil pelo Conselho Britânico.

“Inspiração Internacional” é um projeto patrocinado British Council, em parceria com o Unicef, que atende 5.000 crianças no Nordeste. A atuação deve ser ampliada para 20 países, servindo como legado dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. A Fundação Gol de Letra atende cerca de 1.200 crianças carentes do Rio de Janeiro e São Paulo. O programa, criado pelo ex-jogador Raí, irmão de Sócrates, conta com uma parceria com o consulado britânico.

Sorridente, Brown tirou fotos com os jovens e perguntou qual o time que torcem. Durante a visita guiada, ele conversou com o ex-jogador Sócrates. Os dois relembraram momentos históricos do futebol mundial.  "O Brasil marcou a história do futebol", afirmou o premier, que é fã do esporte.

Questionado pelos jornalistas sobre o encontro do G20, Brown disse que só falaria de futebol, mas admitiu que está otimista para o encontro dos líderes das 20 maiores economias do mundo. Segundo ele, é fundamental desenvolver um trabalho conjunto entre as nações para lidar com a atual turbulência econômica mundial e evitar crises como essa no futuro.


Após assinar o livro de ouro do museu, ele deu à diretoria do museu uma bola de futebol assinada por grandes nomes do futebol mundial e ganhou uma camisa da Seleção Brasileira com o número 10. O primeiro-ministro seguiu para o encerramento do seminário: “Cúpula de Londres - O Caminho para a Recuperação da economia Global”, promovido na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), com o apoio da Embaixada Britânica. Antes de chegar em São Paulo, Gordon Brown esteve pela manhã com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio da Alvorada, em Brasília.


Foto:
João Luiz G.Silva/SECOM

(Texto: Assessoria de Imprensa - SMRI)