Representantes de movimentos sociais bascos conhecem políticas de participação social paulistanas

Delegação formada por 18 representantes esteve na sede da Prefeitura de São Paulo, onde pode saber mais sobre ações para fomento a espaços participativos e atividades formativas.

 Aconteceu nesta sexta-feira (17), na sede da PMSP, uma reunião entre a Secretaria Municipal de Relações Governamentais de São Paulo e representantes de movimentos sociais da região do País Basco, Espanha.

Durante o encontro, foram apresentados os espaços de participação social criados pela atual gestão da Prefeitura de São Paulo com o intuito de aproximar o munícipe da gestão pública. Foram mencionados os conselhos temáticos, responsáveis pela elaboração das políticas públicas; os conselhos participativos, relacionados aos territórios das subprefeituras; os conselhos gestores, responsáveis pela gestão de equipamentos; e os conselhos de fundos, como o da Criança e do Adolescente; e o Conselho da Cidade, órgão de assessoramento imediato ao Prefeito formado por personalidades da sociedade civil para a implementação e formulação de políticas públicas.

Os visitantes puderam entender a importância da participação popular e como a Prefeitura vem investindo em processos de formação para que os munícipes possam ter uma presença propositiva nestes fóruns. O exemplo ilustrativo foi a formação para os integrantes do Conselho de Planejamento e Orçamento Participativos.

A iniciativa São Paulo Aberta, baseada nos conceitos de participação, integridade, transparência e desenvolvimento tecnológico, também foi apresentada pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais e Federativas, que também falou sobre as missões institucionais realizadas pela Prefeitura a fóruns e seminários internacionais relacionados ao tema.