Em reunião do FONARI, Prefeitura ressalta importância da construção de uma agenda urbana sul-americana

Encontro foi realizado no contexto do III EMDS e contou com a presença de gestores de relações internacionais de 15 cidades brasileiras.

Nesta terça-feira (7/04) aconteceu em Brasília a reunião do FONARI, fórum de que São Paulo é coordenadora pelo biênio 2014-2015. O encontro foi realizado no contexto do III EMDS e contou com a presença de 15 cidades-membro.

A capital paulista convidou as cidades para participar ativamente dos colóquios da MSur, iniciativa conjunta da Prefeitura com a CEPAL (Comissão Econômica para América Latina e Caribe da ONU), que pretende reunir as metrópoles latino-americanas para uma reflexão profunda sobre a agenda metropolitana e suas complexidades.

"Pensamos em fazer uma leitura dos nossos desafios e pactuar uma agenda urbana mais concreta", ressaltou Vicente Trevas, secretário adjunto de Relações Internacionais e Federativas.

Dois representantes da rede Mercocidades estiveram presentes na reunião a convite de São Paulo. Sergio Barrios e Jorge Rodriguez, respectivamente, da Secretaria Executiva (Rosário, Argentina) e da Secretaria Técnica Permanente da rede (Montevidéu, Uruguai), ressaltaram a importância do FONARI e de iniciativas como a MSur para formar uma voz sul-americana na interlocução com o resto do mundo.

Rodriguez lembrou da 5ª Conferência da CGLU, que acontecerá ano que vem em Bogotá, como um bom momento para dialogar com outras redes e com a própria FLACMA. A CGLU é uma das maiores redes de cidade do mundo, com a participação de mais de mil governos locais de 95 países, e a FLACMA é o braço regional da rede para América Latina e Caribe.

Fundada em 1995 por 11 prefeitos, Mercocidades tem o objetivo de promover a integração regional e desenvolver cooperação horizontal entre cidades dos países do Mercosul. Atualmente a rede conta com 286 cidades associadas da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Bolivia, Colombia e Peru. São Paulo assumirá suas Secretaria Executiva a partir de novembro de 2015.

Sobre o III EMDS

O III EMDS, realizado entre 7 e 9 de abril em Brasília, é uma iniciativa dedicada a promover ideias e exemplos de um desenvolvimento urbano sustentável. A organização está a cargo da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e do SEBRAE, que esperam receber um público de 5 mil pessoas.

Nesta 3ª edição os eixos temáticos enfocam políticas públicas para o desenvolvimento sustentável; gestão das águas; mobilidade urbana; qualidade e financiamento das políticas públicas e participação social. São Paulo está presente em diversas mesas de debate e o prefeito Fernando Haddad é um dos convidados da Arena 4, que irá discutir a judicialização da ação pública.

O EMDS também conta com eventos paralelos, alguns relacionados à atuação dos municípios e estados brasileiros na agenda internacional. É o caso do II Encontro Franco-Brasileiro de Economia Solidária, organizado pelo FMDV (Fundo Mundial para o Desenvolvimento das Cidades) e a Sala Temática “O protagonismo dos governos locais na nova agenda internacional”, organizada pela FNP, sobre temas como os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a Conferência Habitat III e a participação de cidades no cenário mundial.