III EMDS discute papel dos governos locais no cenário internacional

Nesta quarta-feira (8/04), o secretário-adjunto Vicente Trevas falará sobre a importância das cidades na agenda urbana global

O secretário-adjunto Vicente Trevas (Relações Internacionais e Federativas) é um dos representantes da Prefeitura de São Paulo a falar no III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), que acontece até 9 de abril em Brasília (DF). Ele compõe a mesa “Participação e engajamento das autoridades locais em redes e agendas internacionais” nesta quarta-feira (8/04).

Na segunda-feira (6/04), Trevas participou da XLIV Reunião dos Coordenadores Nacionais e Alternos do FCCR (Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul), que aconteceu em Brasília por ocasião do EMDS. Durante o encontro, falou sobre a atuação de São Paulo na pauta da integração e na articulação do MSur, iniciativa da Prefeitura em parceria com a CEPAL que pretende realizar quatro colóquios na América do Sul com o objetivo de pactuar uma agenda urbana mais concreta no enfrentamento dos desafios das cidades da região.

"A cidade de São Paulo é um grande laboratório de experiências, dilemas e desafios urbanos em uma escala gigantesca, no qual perpassam fluxos internacionais todos os dias. Para nós, a integração regional não só é uma necessidade, é uma escolha estratégica de atuação, por isso a cidade vem investindo nos fóruns multilaterais e patrocinando iniciativas como os colóquios MSur para aumentar o diálogo entre as grandes cidades de nosso continente de forma a pactuar agendas e construir consensos", disse Trevas.

No início do mês, a participação mais ativa dos governos locais no âmbito do Mercosul e a realização dos colóquios do MSur foram pauta de reunião entre o secretário adjunto da Secretaria e o alto representante geral do Mercosul, Dr. Rosinha.

III EMDS

O EMDS é uma iniciativa dedicada a promover ideias e exemplos de um desenvolvimento urbano sustentável. A organização está a cargo da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e do SEBRAE, que esperam receber um público de 5 mil pessoas. Nesta 3ª edição os eixos temáticos enfocam políticas públicas para o desenvolvimento sustentável; gestão das águas; mobilidade urbana; qualidade e financiamento das políticas públicas e participação social.
A cidade de São Paulo terá participação intensa no evento, com a presença de diversos secretários municipais e do próprio prefeito Fernando Haddad.Saiba sobre mais sobre o III EMDS no link.

FCCR

O Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul foi criado na Cúpula de Ouro Preto em 2004, com o intuitode fomentar uma participação mais direta entre os estados e municípios dos países que integram o bloco.