Convênio tripartite reúne três das maiores cidades latino-americanas

Prefeito Fernando Haddad se reuniu na tarde desta segunda-feira (30) com o chefe de governo da Cidade do México, Miguel Mancera Espinosa. Acordo tripartite que envolve ainda Buenos Aires prevê intercâmbios e acordos de políticas públicas

 O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, se reuniu na tarde desta segunda-feira (30), em audiência na sede da Prefeitura, com o chefe de governo da Cidade do México, Miguel Ángel Mancera Espinosa. Os dois municípios firmaram um convênio nas áreas de desenvolvimento urbano, saúde, cultura, meio ambiente, segurança urbana, educação, turismo, mobilidade urbana e políticas públicas metropolitanas. Válido por dois anos, o acordo tripartite ainda envolve a capital da Argentina, Buenos Aires, que assinou o documento em abril de 2014, com o prefeito Maurício Macri. O acordo prevê troca de práticas, intercâmbios de conhecimentos, capacitação técnica, e realização de seminários e eventos conjuntos nas áreas de desenvolvimento urbano, saúde, cultura, meio ambiente e políticas públicas metropolitanas por dois anos além da realização de seminários ou eventos conjuntos entre as três metrópoles.

“Esse convênio resulta de uma relação de longa data entre as três cidades, que têm escala e desafios semelhantes. É uma oportunidade de estabelecer diretrizes concretas para a elaboração de políticas públicas focadas no desenvolvimento urbano sustentável e na qualidade de vida, além de reforçar a agenda da integração regional”, afirmou o secretário municipal de Relações Internacionais e Federativas, Leonardo Barchini.

Além da assinatura do convênio, a delegação mexicana, que contou ainda com embaixadora do México no Brasil, Beatriz Paredes, visitou uma das oito unidades móveis da rede Hora Certa, criada pela atual gestão e que amplia a oferta de consultas médicas com especialistas, exames eletivos e pequenas cirurgias, dando maior agilidade a fila. Com o equipamento, o número de pessoas que aguardam a realização de um exame caiu em mais de 50% na cidade de São Paulo nos últimos dois anos. Enquanto a fila para os exames na rede municipal de saúde tinha 260.394 procedimentos em espera em dezembro de 2012, em fevereiro deste ano, o número diminuiu para 127.472. A fila de espera por consultas médicas especializadas também diminuiu nos últimos dois anos, no patamar de 9% em toda a cidade. Enquanto no fim de 2012, 353.181 consultas aguardavam a realização, em fevereiro de 2015, o número caiu para 321.338.

A delegação mexicana visitou ainda uma das duas centrais de triagem mecanizada de resíduos sólidos, na região do Bom Retiro. Em 2014, a Prefeitura inaugurou duas centrais mecanizadas, no Bom Retiro e Santo Amaro, com capacidade para processar 500 toneladas de recicláveis por dia, em um processo pioneiro na América Latina. Até 2016, serão instaladas mais duas centrais mecanizadas, na Vila Maria e em São Mateus, atingindo a marca de cerca de 1.250 toneladas diárias. A meta é aumentar o percentual de coleta seletiva em São Paulo de 2% para 10%, até 2016. A cidade de São Paulo produz, diariamente, cerca de 20 mil toneladas de resíduos. Cerca de 12,5 mil toneladas são resíduos da coleta domiciliar. Desse total, São Paulo recicla, atualmente, cerca de 2,5% que são processados por duas centrais mecanizadas e pelas 21 cooperativas conveniadas.

A região metropolitana da Cidade do México concentra mais de 21 milhões de pessoas. Atualmente a cidade foca os investimentos na revitalização de espaços urbanos, como praças e parques, em iniciativas de políticas sociais voltadas ao desenvolvimento humano e em ações de combate à obesidade. Além disso, o governo local tem centrado esforços no programa Ecobici, de compartilhamento de bicicletas, nos trens urbanos e nos Metrobus (BRTs).

 

Chefe de governo da Cidade do México, Miguel Mancera, e Prefeito Fernando Haddad assinam Acorodo Tripatite na sede da PMSP. Foto: Cesar Ogata/ Secom. 

 

Secretário de Relações Internacionais e Federativas, Leonardo Barchini, apresenta as unidades móveis do Rede Hora Certa. Foto: Fabio Arantes/ Secom. 

Visita à Central Mecanizada de Triagem do Bom Retiro. Foto: Fabio Arantes/Secom.