São Paulo defende atuação das cidades no Mercosul

Em Montevidéu para evento da rede Mercocidades, delegação da Prefeitura de São Paulo se reuniu com o alto representante do Mercosul para tratar da agenda da integração

Em encontro com o alto representante do Mercosul, Dr. Rosinha, a vice-prefeita Nádia Campeão e secretário-adjunto de Relações Internacionais e Federativas Vicente Trevas reafirmaram o apoio de São Paulo à integração sul-americana. Eles estiveram em Montevidéu entre 18 e 20 de março para participar da programação do Fórum Internacional Incidência Global das Cidades, promovido pela Prefeitura da capital uruguaia, e da reunião dos coordenadores e subcoordenadores da rede Mercocidades.

Durante a conversa na sede do Mercosul, a delegação de São Paulo defendeu a importância de fortalecer a participação dos governos locais no contexto do FCCR (Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul), criado em 2004 para incentivar o diálogo e a cooperação entre seus membros. “Há um esvaziamento do FCCR, por isso é necessário criar uma agenda mais estruturada, que atraia o interesse e a participação mais ativa das cidades”, comentou Trevas.

O secretário-adjunto explicou que, desde 2013, São Paulo retoma a atuação nas redes de cidades e que a Prefeitura pretende intensificar o debate em torno dos desafios dos centros urbanos sul-americanos. Nessa perspectiva, Trevas falou sobre a assinatura de um protocolo de intenções com a CEPAL, que temo como um dos objetivos realizar colóquios para a construção de uma agenda urbana em conjunto com as metrópoles da região.

“A América do Sul é o continente mais urbanizado do mundo e as grandes cidades compartilham muitos problemas. Pactuar uma agenda em torno de pautas concretas é algo de grande relevância nesse momento”, disse Trevas.
São Paulo pretende articular a realização de quatro colóquios em espaços que simbolizem a integração regional, com foco nos seguintes eixos temáticos: Ecossistemas Urbanos e Sustentabilidade; Desenvolvimento Urbano e Desigualdades Socioespaciais; Economia Urbana, e Governo e Governança, Cidadania, Educação e Cultura. O primeiro encontro será realizado em abril na sede da CEPAL, em Santiago (Chile).

Dr. Rosinha sinalizou interesse em receber um dos colóquios na sede do Mercosul e comprometeu-se a avaliar a possibilidade de realiza-lo ainda no segundo semestre deste ano.