Novo cônsul geral da Itália é recebido pelo Prefeito de São Paulo

Mauro Marsili esteve na sede da Prefeitura

O Ano da Itália no Brasil, em 2011, será um grande momento das relações entre os dois países, segundo o novo cônsul geral da Itália em São Paulo, Mauro Marsili. Ele foi recebido na tarde desta sexta-feira, dia 19, pelo prefeito de São Paulo, o secretário e o secretário-adjunto de Relações Internacionais, na sede da prefeitura.

Na audiência, o diplomata italiano fez questão de ressaltar a importância de assumir este posto. "Chego num momento muito importante das relações entre a São Paulo e a Itália", afirmou se referindo à visita oficial do primeiro ministro italiano, Silvio Berlusconi, que estará no Brasil no final deste mês de junho.

Marsili disse ainda que 2011 será repleto de ações bilaterais dentro das comemorações do Ano da Itália no Brasil. "O Consulado e a Prefeitura terão muitas ocasiões de trabalhar em conjunto", destacou. Segundo ele, os eventos devem movimentar a comunidade italiana e atrair também os brasileiros.

O secretário municipal de Relações Internacionais disse que a parceria entre São Paulo e a Itália é antiga e terá um futuro longo. "A Secretaria de Relações Internacionais está preparada para apoiar todas as ações no sentido de fortalecer os laços entre São Paulo e a Itália", afirmou.

Para o prefeito da capital paulista, a comunidade italiana tem um peso muito forte na cidade. "Estamos sempre muito próximo dos italianos que vivem aqui e as relações bilaterais comerciais e culturais só tendem a ficar mais fortes", ressaltou.

O cônsul falou ainda sobre a intenção de construir uma nova sede do Centro Cultural Italiano e mostrou o projeto ao prefeito. Segundo Marsili a ideia é inaugurar a obra ao final do Ano da Itália no Brasil. O secretário-adjunto destacou a importância que a Itália tem para o Brasil e especialmente para São Paulo. "Há fortes laços que nos unem e teremos mmuito trabalho pela frente", afirmou.

O cônsul estava acompanhado do vice-cônsul da Itália em São Paulo, Marco Leone; do vice-presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Celso Azzi; e do diretor do Instituto Italiano de Cultura,  Attilio De Gasperis.