Balé da Cidade faz turnê internacional

Grupo participou do Dia de São Paulo na Expo Xangai 2010

O Balé da Cidade de São Paulo acaba de retornar de uma bem-sucedida turnê em países como Holanda, Suíça, Alemanha e França, na Europa; e na China, na Ásia. O grupo fez duas apresentações na Expo Xangai 2010, dentro da programação especial do Dia de São Paulo na Expo. Na quarta-feira, dia 2 de junho, o espetáculo foi no Entertainement Hall e na sexta-feira, dia 4, foi no palco da praça da Área de Melhores Práticas Urbanas (Urban Best Practice Area - UBPA). Os bailarinos, que foram elogiados por onde passaram, agora se preparam para se apresentar em Atlanta, nos Estados Unidos.

A Prefeitura colocará os espetáculos do Balé da Cidade como protagonistas na reabertura do Theatro Municipal – prevista para março de 2011, ano do centenário de sua inauguração. “O grupo terá uma presença muito grande na programação. Com o teatro restaurado, o Balé terá uma participação especial no aniversário”, afirma o secretário municipal de Cultura.

Novos Projetos

Dois novos espetáculos já estão em processo de estudos para o ano que vem: Terra Papagalis, voltado ao público infanto-juvenil, e a releitura do clássico Giselle. “O teatro infantil tem um público muito grande. É muito importante que o balé, que alcançou essa excelência, esteja acessível ao público jovem, aos pais, em outras camadas da sociedade”, explica a diretora artística, Lara Pinheiro. “E Giselle terá uma releitura contemporânea, uma vontade antiga da gente”.

Além dos espetáculos, ela destacou o trabalho feito pelo Balé da Cidade em parceria com a Rede Municipal de Ensino. “Temos um programa didático chamado Dança. Ele existe há algum tempo e é realizado em nossa sede. Agora estamos indo aos CEUs. Fizemos em 10 unidades até agora e pretendemos estender no segundo semestre. É muito interessante essa aproximação artística”.

As visitas das escolas da Rede Municipal de Ensino à sede do Balé da Cidade já estão agendadas para o segundo semestre. Alunos e professores poderão conhecer a sede da companhia, sua rotina, história e estilos. O projeto O que é dança é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a companhia profissional de dança contemporânea do Theatro Municipal de São Paulo.

Cada unidade poderá levar dois acompanhantes e 40 alunos, a partir de 9 anos de idade, que estejam cursando o 2º e o 3º anos do Ciclo I do Ensino Fundamental. Dentre as atividades preparadas para os visitantes estão vídeos com noções básicas da história da dança e seus diferentes estilos, a trajetória da companhia, percorrer as dependências da sede do balé, na Bela Vista, assistir a parte de uma aula e também a um ensaio completo de uma coreografia do repertório.

A programação inclui ainda um bate-papo com os bailarinos e uma experiência prática, quando as crianças viverão o prazer do movimento. As visitas ocorrem também neste primeiro semestre, que se encerram com a presença de alunos e professores da rede no Balé da Cidade nos dias 17 e 23 de junho e em 1º de julho.

Datas para visitas ao Balé da Cidade no segundo semestre:
Agosto
3, 10, 11, 12, 24 e 25
Outubro
26, 27 e 28
Novembro
9, 10 e 11
Dezembro
1º, 2 e 3

Horário: Das 9 às 12 horas
Local: Rua João Passaláqua, 66, Bela Vista - São Paulo