São Paulo sedia Copa Mundial de Judô

Cidade atrai cada vez mais eventos internacionais

São Paulo sediou neste último final de semana, a Copa Mundial de Judô. Realizado nos dias 29 e 30 de maio no ginásio do Clube Hebraica, o  evento reuniu os maiores nomes nacionais e internacionais da modalidade, com a participação de mais de 300 atletas de 37 países.  A equipe brasileira conquistou 12 medalhas e o primeiro lugar na classificação entre os países, repetindo a tradição de levar o nome do Brasil várias vezes ao pódio. Uma dessas medalhas foi conquistada pela atleta do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa da Prefeitura de São Paulo (COTP) Maria de Lourdes Portela, que garantiu o bronze ao bater a suíça Juliane Robra na categoria 70 quilos.

Essa é a segunda medalha da judoca em Copas do Mundo. A primeira, de prata, foi conquistada na etapa de Belo Horizonte no ano passado. No COTP desde 2007, a atleta treina sempre com a ajuda do coordenador-técnico de judô do Centro e medalhista olímpico em Atlanta (1996), Henrique Guimarães. O trabalho desenvolvido pela atleta no Centro Olímpico, no Ibirapuera, levou a esses bons resultados e também a uma convocação para a reserva da Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Beijing - 2008. São conquistas que servem de exemplo para os atletas do COTP.

A Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação foi a grande organizadora da Copa Mundial, o maior evento de judô já recebido no Brasil. Estiveram presentes na competição representantes de todas as partes do mundo, como Japão, Rússia e Cuba, entre outros, e atletas de renome, como Luciano Correa, Hugo Pessanha, Tiago Camilo, Flávio Canto, Sarah Menezes, Mayra Aguiar, Rafael Silva, Leandro Guilheiro, Carlos Horonato. A Copa Mundial conta pontos para a busca de vagas nas Olimpíadas de 2012, em Londres.

Fonte: Secom