Pavilhão de São Paulo na Expo Xangai bate novo recorde de público

Mais de 230 mil pessoas já passaram pelo local

O pavilhão de São Paulo na Expo Xangai 2010 é um sucesso. Nesta terça-feira, dia 15, um público recorde passou pelo local. Foram 12.600 visitantes. Este número é superior ao último dia 29 de maio, quando 12.400 pessoas visitaram o pavilhão. Somente nos primeiros quinze dias deste mês, foram 126.526 visitantes. O número é maior do que todo o mês de maio, quando foram registrados 111.426 visitantes. Desde a abertura oficial da Expo, em 1º de maio, 237.988 pessoas já passaram pelo pavilhão paulistano.

Em nenhum dia deste mês houve menos de cinco mil visitantes, que ficam visivelmente encantados com o projeto, assinado pela cenógrafa Daniela Thomas e o arquiteto Felipe Tassara, e o tema central do pavilhão, que é a Lei Cidade Limpa. Na visita, é possível conhecer um pouco o processo pelo qual São Paulo passou após a entrada em vigor desta legislação criada para combater a poluição visual. Chineses, franceses, canadenses e visitantes vindos das mais diferentes partes do mundo deixam mensagens com elogios e desejos de conhecer a maior metrópole brasileira.

"Essa é uma pequena amostra do potencial da cidade de São Paulo. O tema e o projeto do pavilhão atraem o público e a mídia, que se interessam cada vez mais pela nossa metrópole", ressalta o secretário municipal de Relações Internacionais,  responsável pela participação da capital paulista nesta exposição universal na China. Ele destaca que as comemorações do Dia de São Paulo na Expo, em 4 de junho, também divulgaram a cidade, tanto na Expo, quanto no exterior.

A presença da capital paulista na Expo Xangai é um passo para trazer para São Paulo a Expo 2020. A cidade está se preparando para se candidatar. Neste mês de junho, outro importante passo foi dado. A Prefeitura paulistana firmou acordo com a Associação Brasileira de Infra-Estrutura e Indústria de Base (Abdib) para iniciar estudos de viabilidade da candidatura da cidade para sediar a exposição mundial (Expo) em 2020.

Serão analisados os impactos econômico, ambiental, físico e social. As informações sobre a Expo Xangai 2010 também servirão de subsídios para a futura candidatura. "A exposição mundial é um evento único. Hoje mostramos, na China, um pouco da nossa cidade e queremos pavimentar o caminho para que, no futuro, a China e os demais países possam mostrar o que tem de melhor em uma exposição universal em São Paulo", afirma o secretário.