Representante da Mayors for Peace defende a cultura de paz em visita à Prefeitura de São Paulo

O secretário-geral da rede de cidades, Yasuyoshi Komizo, foi recebido por Vicente Trevas, secretário-adjunto de Relações Internacionais e Federativas. Neste ano, o mundo relembra os 70 anos do bombardeamento de Hiroshima-Nagazaki.

O secretário-adjunto de Relações Internacionais e Federativas, Vicente Trevas, recebeu nesta terça-feira (03) o Secretário-Geral da rede Mayors for Peace (Prefeitos pela Paz), Yasuyoshi Komizo. A rede, da qual São Paulo é membro desde 2008, advoga pela abolição das armas nucleares e mantém ações voltadas para o engajamento da sociedade civil na promoção da cultura de paz.

Para o secretário-geral da rede, o papel das autoridades locais é fundamental nos diálogos regionais e globais, especialmente em um mundo constantemente ameaçado pela explosão de confrontos entre nações. “Precisamos ter uma campanha pacífica na sociedade civil e apelar aos líderes mundiais. A Mayors for Peace está enviando uma mensagem universal, de que pertencemos todos à família humana, para evitar que experiências intoleráveis como Hiroshima-Nagasaki se repitam”, afirmou. Também participaram da reunião sobreviventes do bombardeamento de Hiroshima-Nagasaki, o Sr. Takashi Morita, fundador da a Associação Hibakusha Brasil pela Paz, a Sra. Junko Watanabe e o Sr. Kunihiko Bonkohara.

Vicente Trevas reafirmou o compromisso de São Paulo com a pauta e sugeriu que a Mayors for Peace levasse a mensagem ao conjunto das autoridades locais durante a 3ª Conferência das Nações Unidas para Assentamentos Humanos, a Habitat III, marcada para 2016, em Quito. Lembrou que a América do Sul é uma região que não conta com armas nucleares. “Estamos tentando construir aqui uma doutrina de defesa pela paz e justiça”, disse a respeito dos esforços da integração.

Trevas falou sobre o compromisso da cidade de São Paulo com a promoção da cultura de paz e destacou o papel da Universidade da Paz, a UMAPAZ, situada há 8 anos no Parque do Ibirapuera e ligada à Secretaria do Verde e Meio Ambiente. Propôs a construção de um intercâmbio de materiais pedagógicos e referências com a Mayors for Peace.

Hiroshima-Nagasaki, 70 anos.
Neste ano, serão relembrados os 70 anos do bombardeamento de Hiroshima- Nagasaki. A Câmara dos Vereadores de São Paulo homenageará o Sr. Takashi Morita com o título de cidadão emérito, que já empresta seu nome a ETEC de Santo Amaro, da qual é patrono.

Sobre a Mayors for Peace
A rede surgiu a partir da 2ª Sessão Especial sobre Desarmamento, realizada em 1982 na sede das Nações Unidas em Nova York, num esforço de autoridades locais para abolição total das armas nucleares. Desde 1991, tem status consultivo no Conselho Econômico Social da ONU. Ao todo, 6.538 cidade são parte. Em 2016, acontecerá a 1ª reunião da Mayors for Peace na América Latina no contexto do “Safer Cities”, Programa da ONU-Habitat. O encontro será realizado em Bogotá.