Comunidade boliviana celebra o Deus da Abundância na capital paulista

Comemorada anualmente, a Alasitas contou com feira gastronômica e de artigos típicos. A festa foi incluída em 2014 no calendário oficial da cidade.

Foi celebrada neste sábado (24) a anual festa de Alasitas, comemorada desde importante marco festividade da comunidade bolivariana. Comemorada na rua Coimbra desde 99, a festa foi incluída no ano passado ao calendário oficial de São Paulo. Depois do reconhecimento, deixou de ocupar a rua para ser montada no Parque Dom Pedro II e, simultaneamente, no Memorial da América Latina.

A festa contou com mais de 80 barracas espalhadas com comidas, artesanatos e produtos típicos da Bolívia. Apresentações de grupos bolivianos também foram destaques.

Marcaram presença o ex- presidente Luís Inácio Lula da Silva ; o secretário municipal de Direitos Humanos Eduardo Suplicy; o secretário-adjunto da pasta Rogério Sottilli e o coordenador de Políticas para Imigrantes, Paulo Illes. Também estavam presentes os cônsules da Bolívia, Jaime Valdivia Almanza, e do Equador, Luis Wladimir Vargas Anda.


A Alasitas celebra o Deus da Abundância, El Ekeko. Organizada pela Associação de Empreendedores Bolivianos da Rua Coimbra (ASSEMPBOL) e co-organizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), o evento contou com o apoio da Secretaria de Relações Internacionais e Federativas (SMRIF).