Balé da Cidade abre Dia de São Paulo na Expo

Espetáculo foi ao ar livre

Xangai - O Balé da Cidade abriu a programação especial do Dia de São Paulo na Expo Xangai, na manhã desta sexta-feira, 4 de junho. Com as coreografias Dicotomia e La Valse, os bailarinos encantaram o público na praça da Área de Melhores Práticas Urbanas. Um belo visual e muito diferente das danças aqui na China”, disse Bishi Xia, estudante de 24 anos, da cidade Hainan, no sul da China, que veio especialmente para ver a Expo Xangai. Ela, que nunca tinha visto um espetáculo de balé moderno, ficou impressionada com a apresentação. Para a diretora artística do Balé, Lara Pinheiro, esta é uma oportunidade única de mostrar o talento brasileiro em um evento internacional tão grande. “Já estivemos em vários países. Mas é a primeira vez na China, que tem um público a ser conquistado”, afirmou.

Representando o prefeito de São Paulo, o secretário municipal de Relações Internacionais, deu início às comemorações da data. Na entrevista coletiva, concedida no pavilhão de São Paulo, o secretário explicou como foi a implantação do projeto Cidade Limpa e a importância da participação na Expo Xangai. “Este é um exemplo de uma boa prática urbana. Estamos aqui para apresentar à China e ao mundo este exemplo e trocar experiências com outras cidades que também tem trabalhado para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, ressaltou. Os jornalistas quiseram saber quais os obstáculos enfrentados para implantar esta lei. “O apoio da população foi fundamental. A paisagem urbana foi disciplinada com esta nova legislação”, explicou.

Ao final, o secretário falou da intenção de São Paulo sediar uma exposição mundial. “Esta participação inédita da capital paulista na Expo 2010 é um passo importante para que a cidade possa sediar uma expo. Queremos aprender com Xangai e com a China e saber quais foram os principais desafios desta expo e qual será o legado deste evento”, disse ele. O secretário e a delegação de São Paulo assistiram a apresentação do balé e cumprimentaram o grupo após o espetáculo.