Obras de São Paulo são premiadas na IX BIAU

Praça das Artes e o conjunto habitacional Jardim Edite foram selecionados entre mais de mil projetos. Segundo a curadoria do evento, projetos ajudam a promover a harmonia social.

Entre os projetos premiados na IX BIAU, a Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo, realizada em Rosário de 13 a 17 de outubro, dois são especiais para São Paulo: a Praça das Artes e o conjunto habitacional Jardim Edite.

Espaço cultural da Prefeitura, localizada no coração da cidade, a Praça das Artes abriga a Escola de Dança, a Escola de Música, o antigo Conservatório Dramático e Musical e o Centro de Documentação Artística. Mais do que transformar a paisagem urbana da região, o prédio promove a ocupação do espaço público de forma democrática e diversa.

A outra obra paulistana premiada na BIAU é o conjunto habitacional construído para abrigar a comunidade do Jardim Edite. Próximo à ponte estaiada e a um dos mais importantes centros empresariais da cidade, o projeto trouxe 252 novas moradias, um restaurante escola, uma creche e uma Unidade Básica de Saúde.

 Segundo o júri da BIAU, as 30 obras escolhidas nesta edição entre os mais de mil projetos inscritos ajudam a construir novas geografias, ao resolver tensões econômicas e promover a harmonia social.

Uma delegação da Prefeitura de São Paulo acompanhou a programação do evento. O secretário Fernando de Mello Franco, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, é um dos autores do conjunto habitacional premiado e participou de painel durante a BIAU, ao lado de arquitetos e urbanistas do Brasil, da Venezuela e da Argentina.

Leia o Especial IX Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo

Acesse o site oficial da BIAU
http://ixbiaurosario2014.org/