Ano da França no Brasil em São Paulo

Esta é uma retribuição ao Ano do Brsil na França que ocorreu em 2005.

Brasil e França mantêm antigos laços de cooperação e amizade. Como expressão da relevância deste vínculo será realizado de 21 de abril a 15 de novembro de 2009 o Ano da França do Brasil, uma retribuição ao Ano do Brasil na França,  promovido em 2005. A iniciativa é importante para o aprofundamento das parcerias franco-brasileiras e consolidação das relações bilaterais nas mais diversas áreas.

Neste período, o Brasil sedia uma série de atividades nas áreas cultural, científica, econômica, arquitetônica, de saúde, entre outras, em diferentes regiões. Também haverá seminários, fóruns e ações acadêmicas e intelectuais. São Paulo será o palco das principais manifestações. A iniciativa é coordenada pelos Comissariados brasileiro, chefiado pelo  presidente do SESC São Paulo, Danilo Miranda; e francês, comandado pelo embaixador e presidente do Grand Palais de Paris, Yves Saint-Geours.

A Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), que também tem um histórico importante de relações com a nação berço da Revolução Francesa, participa do Ano da França no Brasil. Entre os eventos, que serão organizados pela PMSP estão a exposição de fotografia sobre os “Povos de Île de France”, na Galeria Olido, e apresentações culturais.

A capital paulista mantém acordos de cooperação com  as regiões francesas de Provence-Alpes-Cotê D’Azur (PACA) e de Île-de-France. A cidade recebe anualmente grande número de autoridades e missões empresariais francesas e sediou, em novembro de 2008, o Fórum França-Brasil, que marcou o início do Ano Econômico da França no Brasil, com a presença do Prefeito de São Paulo e da ministra da Economia francesa, Cristine Lagarde.
 
O Ano da França no Brasil também pretende reforçar os laços comerciais. Estão previstas reuniões empresariais, visitas de delegações e encontros bilaterais. O objetivo é ampliar a presença de empresas francesas no mercado brasileiro. As trocas comerciais entre os dois países cresceram 135% nos últimos cinco anos. No ano passado, o volume negociado chegou a € 7,49 bilhões de euros, um recorde histórico, com crescimento de 12,8% no ano.