Ministra da Habitação da França visita São Paulo

Ela foi recebida pela vice-prefeita da capital

Nesta quinta-feira, dia 23, a ministra da Habitação e do Urbanismo da França, Christine Boutin, esteve em Paraisópolis. Acompanhada do cônsul geral em São Paulo, Jean-Marc Gravier, a ministra visitou áreas do projeto de Urbanização, da Secretaria Municipal de Habitação, selecionado pela Bienal de Arquitetura de Roterdã.

Depois da visita, a ministra foi recebida pela vice-prefeita da capital paulista, na sede da Prefeitura. Boutin veio ao Brasil conhecer de perto o trabalho realizado na área de habitação e desenvolvimento social nas esferas federal, estadual e municipal. "Fiquei admirada com o que está sendo feito aqui", declarou.  De acordo com ela, ações como as realizadas em favelas brasileiras podem servir de exemplo para programas de reestruturação urbana. Ela lembrou que as ligações entre França e Brasil tem longa história e que é possível ampliar a cooperação bilateral no setor habitacional.

A vice-prefeita explicou à ministra que o prefeito de São Paulo foi recentemente reeleito e é um político jovem que tem trabalhado em benefício da cidade e da população. “Temos muito trabalho pela frente”, afirmou.

A superintendente de Habitação Popular de São Paulo, arquiteta Elisabete França, falou que o projeto de urbanização da favela de Paraisópolis foi criado para promover a regularização urbanística e fundiária e dar acesso aos moradores à infra-estrutura urbana, inclusão social e melhoria das condições de habitação e saúde. “Este é apenas um dos vários projetos desenvolvidos em São Paulo”.

De acordo com o secretário municipal de habitação, Elton Zacarias, programas habitacionais envolvem vários setores, como infra-estrutura, assistência social, meio ambiente. "São projetos que envolvem muitos recursos e prazos longos", disse ele. “Uma das principais dificuldades desta área é que infelizmente o tempo de execução dos projetos não é o mesmo tempo político”, lamentou a ministra francesa se referindo à necessidade de continuidade de programas habitacionais independentemente dos governantes. Zacarias também defendeu uma política de continuidade de projetos. Ao agradecer a visita, Boutin reafirmou sua intenção de fortalecer os laços entre os dois países.